Oradores

Heitor Férrer elogia Elmano de Freitas por reajuste salarial aos professores do Estado

Por Lincoln Vieira
12/02/2025 12:34 | Atualizado há 3 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado Heitor Férrer (União) - Foto: Junior Pio

O deputado Heitor Férrer (União) parabenizou o governador Elmano de Freitas durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (12/02), pelo reajuste salarial dos professores em 6,27%.

Segundo ele, o reajuste anunciado pelo governador representa ganho real para a categoria. O parlamentar ressaltou que o aumento é acima da inflação, com retroatividade a janeiro, contemplando servidores ativos, aposentados, pensionistas e temporários. Entretanto, o deputado alertou que Elmano não esqueça os demais servidores públicos estaduais.

“O governador não pode deixar de lado os médicos, os engenheiros, os fisioterapeutas, os bioquímicos, farmacêuticos e os demais profissionais que compõem o quadro de servidores do Estado”, advertiu. 

O parlamentar argumentou que os servidores públicos executam as políticas públicas da gestão. Heitor salientou que os 63% de aprovação popular do governador em Fortaleza, anunciado pelo Instituto Opinião nessa segunda-feira (10/02), são fruto dos esforços empregados pelos servidores. “Eu li que o governador está com 63% de aprovação, e isso é bom. Essa aprovação passa pelos servidores públicos, que desenvolvem, executam as políticas públicas do governador e viabilizam a percepção do povo”, avaliou. 

Heitor Férrer comentou ainda que o crescimento do Estado na produção industrial ficou acima dos estados da região Nordeste e da média do Brasil. O parlamentar asseverou que o avanço econômico resultou em elogios dos representantes do Governo nas redes sociais sobre os resultados, entretanto, conforme o deputado, as celebrações públicas virtuais têm “ônus e bônus”. “O Governo se exalta, se elogia e vai às redes sociais dizer que a atividade industrial gerou riqueza ao Estado, mas não vale quando vai fazer as contas para reajustar o salário do servidor público? Porque lastro o Estado tem”, ressaltou. 

O deputado sugeriu que o Governo Estadual reajuste os salários dos demais servidores públicos no mesmo percentual dos professores. O parlamentar solicitou que Elmano envie à Alece um projeto de lei para aprovar o aumento. “Os demais servidores não são menos importantes para a máquina pública, entretanto faço a ressalva que a profissão de professor é a origem do saber e da formação”, destacou. 

Em aparte, o deputado Sargento Reginauro (União) frisou que o servidor público vive com “incerteza” do reajuste salarial. “Eu lamento que, pelo 3º ano seguido, o servidor público viva na incerteza diante do compromisso de campanha do governador de que não iria descumprir a data-base, mas lamentavelmente, a cada ano, não temos avançado no diálogo com o Governo para o reajuste do servidor. Infelizmente, o servidor amarga o descaso do Governo do Estado”, acentuou. 

Edição: Vandecy Dourado

Veja também