Guilherme Bismarck aborda atuação das guardas municipais no Ceará
Por Ricardo Garcia18/06/2025 11:11 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O deputado Guilherme Bismarck (PSB) defendeu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (18/06), a necessidade de fortalecimento das guardas municipais cearenses.
O parlamentar destacou a fala do governador do Ceará, Elmano de Freitas, que anunciou, nessa segunda-feira (16/06), durante a abertura do XIII Seminário de Gestores Públicos, realizado em Fortaleza, a criação de um sistema integrado entre as polícias Militar e Civil do Ceará e as guardas municipais do Estado.
“Fico feliz quando vejo um governador falando em integrar a atuação das guardas municipais com as demais forças de segurança do Estado. Muitos municípios cearenses nem contam com guardas municipais, e sabemos da importância que isso seja uma pauta, uma política pública de Estado”, ressaltou Guilherme Bismarck.
Para ele, os guardas municipais são profissionais que estão no contato mais próximo com a população, atuando na ponta de uma segurança pública. “É um trabalho que tem que ser compartilhado com a atuação da Polícia Militar e da Civil. É uma oportunidade também de valorizar essa força de segurança”, avaliou o parlamentar.
Ainda segundo o deputado, os gestores de municípios cearenses que não têm guarda municipal deveriam aproveitar esse momento para se estruturarem e buscarem a implementação. “Que essas prefeituras aproveitem esse momento junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal para buscarem recursos e montarem seus efetivos, dando mais segurança à população e proporcionando oportunidades para uma grande massa de jovens que almejam integrarem as forças de segurança”, assinalou.
Em aparte, o deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) comentou que o governo Elmano tem “trabalhado muito para trazer os níveis de segurança pública no Ceará a níveis toleráveis”. Já o deputado Fernando Hugo (PSD) cobrou atos mais repressivos do Governo do Estado no combate à violência. “Se não for assim, perdemos o controle da situação”, considerou.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Almir Bié aponta avanço na obra do campus da Uece em Canindé e investimentos em educação
Autor: Gleydson Silva
Guilherme Sampaio enfatiza necessidade de combater crimes sexuais com maior rigor
Autor: Gleydson Silva