Acrísio Sena comemora inauguração do primeiro Espaço Girassol de Fortaleza
Por Narla Lopes03/09/2025 10:54 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:

O deputado Acrísio Sena (PT) celebrou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (03/09), a inauguração do primeiro Espaço Girassol de Fortaleza, equipamento da Prefeitura localizado na Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, no bairro Bonsucesso (Regional 5).
“O prefeito Evandro Leitão dá a partida para Fortaleza ser a cidade mais inclusiva do Brasil”, sublinhou. Segundo o parlamentar, o espaço visa oferecer atendimento multidisciplinar a crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). O local contará com neuropediatria, neuropsicologia, terapia ocupacional, serviço social, entre outras áreas.
Acrísio destacou que a unidade é a primeira de um total de 12 espaços Girassol previstos para a capital, com a meta de instalar uma unidade em cada regional. A próxima deve atender a região da Grande Messejana, ainda em 2025, com mais três unidades em 2026 até completar a rede ao fim da gestão do prefeito Evandro Leitão.
O parlamentar estimou que o novo espaço realizará mais de 3.800 atendimentos mensais, entre modalidades individuais e coletivas. Inicialmente, os serviços serão voltados a quem já possui laudo e está agendado, devido ao tamanho da fila.
“Hoje, Fortaleza tem mais de 5 mil pessoas diagnosticadas com TEA ou TDAH e cerca de 25 mil aguardando avaliação”, pontuou, lembrando que a demanda cresceu de forma expressiva após a pandemia.
Acrísio fez questão de destacar que a iniciativa municipal é inspirada na experiência vitoriosa da Alece nessa área. Ele citou o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) e outras ações do Parlamento voltadas a pessoas com TEA e TDAH como referência. O deputado acrescentou que a Alece será uma grande parceira do projeto municipal, reforçando o compromisso institucional com a inclusão.
Nos apartes, o deputado Sérgio Aguiar (PSB) lembrou iniciativas surgidas na Alece que inspiraram ações no Estado e em Fortaleza. O deputado Pedro Lobo (PT) elogiou o trabalho da primeira-dama Cristiane Leitão na Alece, citando resultados junto a crianças e adolescentes e a criação do Ciadi, que hoje também atua no Cariri. Para ele, ao liderar o Espaço Girassol, Cristiane “dá grande contribuição ao povo de Fortaleza”. Jô Farias (PT), por sua vez, classificou o tema como essencial para uma cidade mais justa e inclusiva.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Felipe Mota aponta legalidade de emendas impositivas e cobra recursos do Governo
Autor: Gleydson Silva
Emilia Pessoa destaca aniversário de 266 anos do município de Caucaia
Autor: Giovanna Munhoz