Oradores

Antonio Carlos destaca Dia do Trabalhador

Por ALECE
02/05/2013 14:01 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Antonio Carlos (PT) - Foto: Paulo Rocha

No primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (02/05), o deputado Antonio Carlos (PT) destacou o Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio. “Esse dia lembra uma greve ocorrida na cidade de Chicago (Estados Unidos) em 1886. A data foi marcada pela reunião de milhares de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13h para 8h diárias”, comentou.

O parlamentar lembrou também a audiência pública que vai acontecer nesta quinta-feira, a partir das 14h, nas Comissões Técnicas, em alusão ao Dia do Trabalhador. “Os trabalhadores brasileiros têm muito a comemorar, mas também muitas lutas pela frente, em especial pela redução da jornada de trabalho e pela não aprovação do Projeto de Lei 4.330, de 2004, que permite a liberação da terceirização como atividade-fim de uma empresa” ressaltou.

O deputado frisou que uma das conquistas da classe trabalhadora foi a proposta de emenda constitucional 66/12, conhecida como PEC das empregadas domésticas, que foi aprovada por unanimidade no Senado. “Essa PEC trouxe novas regras, como a limitação da carga de trabalho de até 8h diárias e 44h por semana”, assinalou.

Antonio Carlos apontou ainda que, apesar da crise econômica internacional, o Brasil tem conseguido manter os empregos em níveis recordes. “Graças às políticas dos governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma, que têm garantido o combate às desigualdades sociais de forma crescente”, salientou.

Segundo o parlamentar, dados do IBGE mostram que o Brasil teve a menor taxa de desemprego para o mês de março em 12 anos. “O índice chegou a 5,7%. Em 2012, essa taxa era de 6,2%”, disse.

O deputado ressaltou que, em 2003, início do primeiro mandato do ex-presidente Lula, a taxa de desemprego era de 12,1%. “O governo Lula, em oito anos, gerou 15 milhões de empregos, ante os cinco milhões do período FHC. Somados aos empregos gerados com Dilma, o governo do PT criou 19 milhões de novas vagas em 10 anos”, comemorou.
GM/AT

Veja também