Oradores

Eliane Novais critica demissão de servidores da Etufor

Por ALECE
08/03/2013 15:24 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Eliane Novais (PSB) - Foto: Paulo Rocha

Em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária desta sexta-feira (08/03), a deputada Eliane Novais (PSB) destacou a movimentação nas galerias do Plenário 13 de Maio iniciada pelos servidores da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). A parlamentar anunciou que muitos servidores foram demitidos “sem receber qualquer direito ou explicação”. Eliane observou que os servidores até aceitam suas demissões, mas merecem que isso seja feito da forma adequada.

A deputada disse acreditar que o atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, não está tomando conhecimento da situação. Ela aconselhou os servidores a buscarem a Câmara Municipal e o Ministério Público e garantiu que irá ajudar nessa interlocução. Conforme explicou, portadores de deficiência e grávidas, estas protegidas pela Súmula 244 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), também foram demitidos “sem qualquer aviso prévio”. A questão salarial é mais uma das reivindicações. “Eles trabalharam no Revéillon, no Pré-Carnaval, no Halleluya e em outros eventos e nunca receberam horas extras. Agora não querem pagar nem o FGTS”, informou.

Em aparte, o deputado Antonio Carlos (PT) lembrou que, mesmo nas gestões anteriores, quando acontecia esse tipo de coisa, as pessoas recebiam seus direitos. Para ele, “o ideal é que se apele à Justiça e que, pelo menos, se assine um Termo de Ajuste de Conduta para que essas pessoas recebam seus direitos”.

Já o deputado Augustinho Moreira (PV) disse que, quando Roberto Cláudio assumiu a prefeitura, detectou 1.400 cargos comissionados na Etufor. “Todos sabemos que cargos comissionados não recebem garantias quando são exonerados, e o gestor pode fazer isso quando bem entender”, argumentou.

PE/AT

Veja também