Oradores

Fernando Hugo quer presença de Lula na AL para justificar obras inacabadas

Por ALECE
15/02/2013 14:23 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Fernando Hugo (PSDB) - Foto: Paulo Rocha

Durante o primeiro expediente da sessão plenária desta sexta-feira (15/02), o deputado Fernando Hugo (PSDB) solicitou ao presidente da Assembleia Legislativa que convide o ex-presidente Lula para que ele justifique na Casa a falta de ações concretas e efetivas no Nordeste e, principalmente, no Ceará durante a sua gestão. O ex-presidente estará em Fortaleza no próximo dia 28 para discutir os 10 anos do PT no Governo Federal.

Hugo pontuou diversas obras e projetos encabeçados pelo Governo Lula, cuja maioria, segundo ele, “ se mantém estagnada ou sequer saiu do papel”. Para o parlamentar, “é necessário desnudar-se das paixões políticas e manter o olhar frio e analista, principalmente no que diz respeito ao Ceará”.

Ele lembrou a obra de transposição do rio São Francisco, que, conforme observou, estava orçada inicialmente em R$ 4 bilhões e, hoje, “além de a obra não ter sido concluída, já vem custando o dobro do valor inicial”. A Refinaria Premium II é outro projeto que, ainda conforme o tucano, “Lula propagandeava país afora como concluída”.   

O programa Minha Casa, Minha Vida, na avaliação de Fernando Hugo, “também é uma enganação”. “Até 2002, cerca de 90 mil famílias estavam inscritas nesse projeto e nem um décimo delas foi atendida”, disse, lembrando, ainda, o Bolsa Família, “projeto que tinha até esposa de vereador inscrita”. “O Bolsa Família é a simbologia da miséria, do despreparo, do receber sem nada produzir, e o desastre está aí”, refletiu.

Em aparte, os deputados Ely Aguiar (PSDC) e João Jaime (PSDB) concordaram que o governo do ex-presidente “deixou muito a desejar”. Para João Jaime, devemos louvar a geração de empregos e o aumento da renda, cujos índices cresceram significativamente no Governo Lula, “mas estamos perdendo a oportunidade de implantar projetos de desenvolvimento sustentável nesse País; oportunidades que talvez não tenhamos novamente”, frisou.

João Jaime observou ainda que todas as obras e projetos de grande impacto estão paralisados ou nem começaram. “nada disso consegue sair do papel sem deixar de se envolver com corrupção ou problemas de todas as ordens”, disse.
PE/CG

Veja também