Oradores

Hugo critica Petrobras por mudanças no projeto da Refinaria Premium do Ceará

Por ALECE
11/06/2013 14:35

Compartilhe esta notícia:

Dep. Fernando Hugo (PSDB) - Foto: Máximo Moura

O deputado Fernando Hugo (PSDB) criticou a Petrobras, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (11/06), pelo anúncio de mudanças no projeto da Refinaria Premium II, a ser instalada pela estatal no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Conforme destacou o deputado, matérias publicadas na imprensa cearense informam que, em seu novo projeto, a refinaria seria construída em três módulos, cada um com capacidade de processamento de 100 mil barris de petróleo por dia. No entanto, o projeto original contemplava um módulo, com o processamento de 300 mil barris de petróleo por dia.

O parlamentar reclamou do ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, “que não cumpriu nada do que havia prometido, e agora o governador Cid Gomes entregou quase 2 mil hectares de terra para fazer a Refinaria Preimum II”. Na avaliação do parlamentar tucano, o Governo do Estado “está tentando de todos os modos” trazer a refinaria para o Ceará, mas não conta com o apoio da Petrobras.

“Não vamos nos enganar, vamos ser altivos, porém, honestos. O que está sendo feito é uma vergonha, e aí não posso me quedar silente”, enfatizou o deputado, destacando que a instalação do empreendimento no estado é um sonho antigo de muitos governantes cearenses, como Virgílio Távora e Tasso Jereissati.

Fernando Hugo também destacou a campanha pela instalação imediata da Refinaria Premium Ceará, promovida pela Assembleia Legislativa, por uma iniciativa do presidente da Casa, deputado José Albuquerque (PSB). “É público e notório que esse périplo do presidente José Albuquerque é importante para mostrar o que é a Refinaria”, ressaltou Fernando Hugo.

Em aparte, o deputado Idemar Citó (DEM) afirmou que a sociedade cearense tem de continuar reclamando os seus direitos. “O presidente José Albuquerque faz uma peregrinação no interior, mobilizando a sociedade. Já cheguei até a ser contra esse movimento, mas hoje sou a favor, porque, se nós ficarmos calados, aí é que não vem mesmo”, considerou o deputado, sobre a campanha pela instalação da refinaria.

O deputado João Jaime (PSDB) afirmou que, quando foi lançada a pedra fundamental da refinaria, no fim do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o empreendimento ainda não estava no plano de investimento da Petrobras. O parlamentar também enalteceu a campanha da Assembleia Legislativa. “A campanha que a Assembleia faz hoje em prol da refinaria é salutar, é o nosso papel, é o que o deputado deve fazer”, disse.

Por sua vez, o deputado Ely Aguiar (PSDC) criticou o governo petista. “As promessas do PT são só falácias, conversas para boi dormir”. Já o deputado Antonio Carlos (PT) apontou as obras realizadas no Ceará com investimentos do governo federal. “É importante que se saiba que as ações do governo federal no Ceará são elogiadas, corriqueiramente, pelo governador Cid Gomes, aonde quer que ele vá”, frisou.

Por fim, o presidente José Albuquerque anunciou que a AL continuará a campanha em prol da instalação da refinaria no estado, como forma de mobilizar a sociedade cearense para que seja cumprido o compromisso feito pelo governo federal.

RW/CG

Veja também