Oradores

Júlio César Filho destaca Estatuto da Juventude

Por ALECE
06/08/2013 14:39

Compartilhe esta notícia:

Dep. Julio Cesar Filho (PTN) - Foto: Paulo Rocha

Durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (06/08), o deputado Júlio César Filho (PTN) falou sobre o Estatuto da Juventude, sancionado ontem pela presidente Dilma Rousseff.

Após tramitação de quase 10 anos, o texto foi aprovado no Congresso Nacional e sancionado com dois vetos. Um trata da meia passagem em ônibus interestaduais, mas garante duas vagas gratuitas e duas meias passagens, por ordem de chegada, para jovens entre 15 e 29 anos, com renda familiar per capta de até um salário mínimo.

O outro veto diz respeito ao artigo 45, que assegurava linha de crédito destinada ao jovem empreendedor. Segundo o Governo, o artigo fere a Lei de Responsabilidade Fiscal, por destinar verbas não previstas no orçamento. Júlio César Filho ressaltou outro trecho do estatuto, que assegura até 40% dos ingressos de espetáculos e jogos aos jovens.

O deputado reconheceu ainda o trabalho da Coordenadoria Estadual da Juventude e comentou sobre seu projeto de criação do Estatuto Estadual da Juventude, com previsão de um fundo destinado às políticas de inclusão e garantia de direitos dos jovens cearenses. O parlamentar falou sobre a possibilidade de realização de audiências públicas itinerantes para ouvir os jovens da Capital e do Interior e saber quais suas reivindicações e necessidades.

Em aparte, o deputado Ferreira Aragão (PDT) afirmou que a solução para o País está no jovem e que este é a principal vítima da violência.

Dedé Teixeira (PT) declarou que o Estatuto da Juventude traz avanços significativos para faixa etária à qual se destina e inclui a juventude como sujeito de direito. O deputado destacou que os jovens pobres, principalmente os negros, são as principais vítimas da violência.

Para a deputada Dra. Silvana (PMDB) a meia passagem interestadual deveria ser irrestrita para os jovens. Segundo ela, nesse ponto, o estatuto não representa um avanço, já que limita a duas passagens gratuitas e duas meias passagens para os jovens.

A deputada Eliane Novais (PSB) parabenizou pela sanção do estatuto e destacou a participação do PSB na construção do documento.

O deputado Antonio Carlos (PT) defendeu o trecho referente à passagem interestadual dos jovens e afirmou que o estatuto é uma grande inovação.
JM/AT

Veja também