Oradores

Lucílvio Girão reclama falta de atendimento no HGF

Por ALECE
09/05/2013 15:05 | Atualizado há 9 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Lucilvio Girão (PMDB) - Foto: Paulo Rocha

Em pronunciamento do primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (09/05), o deputado Lucílvio Girão (PMDB) reclamou da falta de atendimento, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), a um paciente de 90 anos transferido do município de Maranguape e que apresentava várias complicações. “Fiquei frustrado e com as mãos amarradas. O chefe da equipe, irresponsavelmente, fez o paciente, que já tinha saído da ambulância, voltar”, criticou.

Conforme relatou o parlamentar, o senhor estava internado no Hospital de Maranguape e precisava de uma limpeza cirúrgica na região glútea. Além disso, o paciente apresentava pneumonia, insuficiência cardíaca e diabetes.

Segundo o deputado, os médicos daquele hospital decidiram, em reunião, transferir o paciente para o HGF, uma vez que o Hospital de Maranguape não conta com uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). No entanto, ao chegar ao HGF, o atendimento não foi realizado. “Liguei para o chefe da equipe, disse que era um absurdo, que Maranguape não tem UTI”, observou, acrescentando que, onde há vida, há esperança. O procedimento foi realizado em Maranguape e correu tudo bem, de acordo com o deputado. “A família concordou em assinar o termo de responsabilidade, foi feita a limpeza cirúrgica e ele está vivo”, afirmou.

Lucílvio Girão comentou ainda o anúncio da contratação, pelo Governo Federal, de seis mil médicos cubanos para atuar no Brasil. “Não sou contra a presidente Dilma Rousseff contratar seis mil médicos de Cuba, Bolívia, Estados Unidos ou da Europa. Quero apenas que ela faça o seguinte: nossos conterrâneos que fazem medicina lá fora, quando voltam para cá, fazem uma prova. Não sou contra, mas, para exercer a profissão no Brasil, tem que fazer uma prova para a gente saber a competência desses médicos”, opinou.

Em aparte, a deputada Dra.Silvana (PMDB) disse não concordar com a permanência de pacientes em macas no HGF, enquanto o hospital conta com leitos livres. O deputado Roberto Mesquita (PV), por sua vez, lamentou a situação da saúde no Estado. “Há verdadeiros crimes diários por falta de assistência”, pontuou.
RW/AT

Veja também