Rachel divulga ações da Justiça Eleitoral para pessoas com deficiência
Por ALECE23/04/2014 15:58 | Atualizado há 3 meses
Compartilhe esta notícia:

Durante a ordem do dia da sessão plenária desta quarta-feira (23/04), a deputada Rachel Marques (PT) enalteceu a iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral ao lançar campanha para garantir acessibilidade das pessoas com deficiência ao processo eleitoral. “Assegurar esse direito é assegurar a cidadania”, afirmou a parlamentar.
Rachel Marques alertou ainda para os prazos da justiça eleitoral. O eleitor que precisar de sessão eleitoral especial deve solicitar a transferência até o dia 07 de maio. “Só precisa ir até qualquer cartório eleitoral munido de documentos pessoais e informar qual o tipo de deficiência e a necessidade especial”, pontuou.
A deputada ressaltou o trabalho já desenvolvido para as eleições deste ano, que inclui a contratação de mesários que conheçam a língua brasileira de sinais e o uso de urnas eletrônicas em Braile. “Até mesmo a permissão para que o eleitor possa entrar na cabine com alguém de sua confiança, medidas essas importantes e que garantem o acesso de todos no processo eleitoral”, frisou.
A deputada destacou ainda outra ação que beneficia as pessoas com deficiência: um projeto de sua iniciativa que garante o transporte intermunicipal de graça aos deficientes que sejam também carentes. “Temos feito esse debate junto ao governador e estamos fazendo um levantamento para saber quantas pessoas seriam beneficiadas com o projeto”, enfatizou.
YI/CG
Veja também

Parlamentares destacam fortalecimento da agricultura familiar na sessão plenária desta quarta feira
Autor: Giovanna Munhoz , Lincoln Vieira e Luciana Meneses
Parlamentares destacam geração de emprego, atuação do agronegócio e políticas públicas do Estado
Autor: Ricardo Garcia, Lincoln Vieira, Luciana Menezes, Giovanna Munhoz