Notícias

Trabalhos da Comunicação da Alece são reconhecidos no Prêmio Sebrae de Jornalismo

Por ALECE
30/08/2023 15:07 | Atualizado há 8 meses

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Divulgação Sebrae

Veículos que integram a Coordenadoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Ceará tiveram trabalhos reconhecidos, nesta quarta-feira (30/08), na premiação da 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2023 (PSJ) - Etapa Estadual Ceará, realizada na sede estadual. A rádio FM Assembleia teve trabalhos na primeira e segunda colocações na categoria Áudio, enquanto a TV Assembleia ficou com o segundo lugar na categoria Vídeo.

A categoria Áudio teve como vencedor o trabalho “Do Trator ao TikTok: Soluções Criativas no Sertão dos Inhamuns”, representado pela jornalista Tarciana Campos, da rádio FM Assembleia. O segundo lugar também é da mesma emissora, com o trabalho “Da ordenha aos derivados: o caminho do leite no Ceará”, representado pelo jornalista Davi Holanda.

Na categoria Vídeo, o trabalho “A Reinvenção das Bancas de Jornal”, do jornalista Marcello Marreiro, da TV Assembleia, ficou em segundo lugar. Na primeira colocação, ficou o trabalho “Comunidades Empreendedoras no Sertão”, representado pelo jornalista da TV Verdes Mares Alessandro Torres. Já a terceira colocação ficou com o trabalho “Sertão Empreendedor’, da TV Verdes Mares Cariri, representado pela jornalista Claudiana Mourat.

Foto: Divulgação Sebrae

O primeiro lugar na categoria Texto ficou com a reportagem “Jornada quádrupla e medo de falhar: desafios das mães empreendedoras que movem a economia cearense”, representado pela jornalista Ingrid Rodrigues. Em segundo lugar ficou o trabalho “Feiras livres de Fortaleza resistem ao boom dos supermercados; veja onde encontrá-las”, representados pela jornalista Bruna Damasceno. Em terceiro lugar, ficou o jornalista Ideídes Guedes, com o trabalho “Cearenses multiplicam a renda durante o São João”. Os três primeiros lugares da categoria foram apresentados por profissionais do Jornal Diário do Nordeste.

O fotojornalista do jornal O Povo Aurélio Alves ficou com o primeiro lugar na categoria Fotojornalismo, com o trabalho “Vocação motiva investimento no próprio negócio”. Em segundo lugar ficou a fotojornalista Fabiane de Paula, do Diário do Nordeste, com o trabalho “Cearenses multiplicam renda durante o São João”. E o terceiro lugar ficou com o fotojornalista Júlio Caesar Rodrigues Costa Maciel, do jornal O Povo, pelo trabalho “A diferença do microcrédito no mundo rural”.

BALANÇO

A solenidade contou com as presenças do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, Cid Alves; do superintendente da instituição, Joaquim Cartaxo, e do diretor técnico, Alci Porto. A edição deste ano do PSJ teve como tema “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”. A etapa estadual registrou um total de 54 trabalhos inscritos em 2023, representando um crescimento de 32% em comparação aos 41 trabalhos do Estado que participaram da edição 2022. Em todo o País, foram inscritos 1.899 trabalhos - número 65% maior que o da última edição.

Foto: Divulgação Sebrae

Todos os trabalhos apresentados na disputa estadual foram avaliados por uma banca julgadora formada pelo assessor da Diretoria Executiva do Sebrae/CE, Carlos Viana Freire Júnior; pelo presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Helly Ellery, e pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita.

SOBRE A PREMIAÇÃO

O primeiro, segundo e terceiro lugar de cada uma das quatro categorias do PSJ da etapa estadual receberá uma premiação em dinheiro e certificado. Já o grande vencedor de cada uma delas recebeu também um troféu especial e o direito de representar o Ceará na etapa regional da premiação, que é classificatória para a etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo é uma iniciativa do Sebrae Nacional, em parceria com as unidades estaduais do Sebrae, que tem o objetivo de valorizar os profissionais de imprensa que contribuem para fortalecer o empreendedorismo brasileiro com seu trabalho, mostrando a importância dos empreendedores de pequenos negócios para a economia do nosso País.

Classificação final - Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) – Etapa Estadual Ceará

CATEGORIA JORNALISMO EM ÁUDIO - 1º lugar: "Do Trator ao TikTok: Soluções Criativas no Sertão dos Inhamuns". Veículo: Rádio FM Assembleia. Representante do trabalho: Tarciana de Queiroz Mendes Campos. Equipe: Jocasta Pimentel Araújo, Rinald William de Sousa Ribeiro, Paulo César e Silva Veras, Francisca Simony da Silva Lins, José Ronildo Lins do Carmo; 2º lugar: “Da ordenha aos derivados: o caminho do leite no Ceará”. Veículo: Rádio FM Assembleia. Representante do trabalho: Davi Holanda. Equipe: Tarciana Campos, Ronildo Lins, Nabucodonosor Queiroz, Ronaldo César.

CATEGORIA JORNALISMO EM VÍDEO - 1º lugar: Comunidades Empreendedoras no Sertão. Veículo: TV Verdes Mares. Representante do trabalho: Alessandro Manso Torres. Equipe: Davi César Batista Soares, Nilton Alves, Susy Costa, Camila Lima, Aline Oliveira, Lucas Monteiro, Igor Pontes, Otávio Augusto; 2º lugar: A Reinvenção das Bancas de Jornal. Veículo: TV Assembleia. Representante do trabalho: Marcello Marreiro. Equipe: Cristiano Freitas, Nicholas Teixeira, Rafael Oliveira, Márcio Moreira, Luciana Gomes, Rafael Luís Azevedo; 3º lugar: Sertão Empreendedor - Veículo: TV Verdes Mares Cariri. Representante do trabalho: Francisca Claudiana Pinho Mourato. Equipe: Célio Filipe Guimarães da Silva, Davi Gonçalves de Moraes Felipe, Daniel Trevia de Oliveira, Marcélio Bezerra Ribeiro, Paulo Eduardo Luceti Pontes Viana, Patrícia Lucenilda Ferreira da Silva, Paulo Henrique Rodrigues de Souza, Sebastião Gondim Barreto Júnior, Valdenir Silva Junior.

Categoria JORNALISMO EM TEXTO - 1º lugar: Jornada quádrupla e medo de falhar: desafios das mães empreendedoras que movem a economia cearense. Veículo: Diário do Nordeste. Representante do trabalho: Ingrid Rodrigues Coelho Vale. Equipe: Ismael Soares, Fabiane de Paula, Louise Anne Dutra; 2º lugar: Feiras livres de Fortaleza resistem ao boom dos supermercados; veja onde encontrá-las. Veículo: Diário do Nordeste. Representante do trabalho: Bruna Damasceno. Equipe: Heloisa Vasconcelos, Germano Ribeiro, Fabiane de Paula; 3º lugar: Cearenses multiplicam a renda durante o São João. Veículo: Diário do Nordeste. Representante do trabalho: Ideídes Guedes.

CATEGORIA FOTOJORNALISMO - 1º lugar: Vocação motiva investimento no próprio negócio. Veículo: Jornal O Povo. Representante do trabalho: Aurélio Alves; 2º lugar: Cearenses multiplicam renda durante o São João. Veículo: Diário do Nordeste. Representante do trabalho: Fabiane de Paula; 3º lugar: A diferença do microcrédito no mundo rural. Veículo: Jornal O Povo. Representante do trabalho: Júlio Caesar Rodrigues Costa Maciel.

Confira a reportagem "Do Trator ao TikTok: Soluções Criativas no Sertão dos Inhamuns" no link https://open.spotify.com/episode/4hi9BqE7UF733iDQryfitR 

Confira a reportagem “Da ordenha aos derivados: o caminho do leite no Ceará” no link https://open.spotify.com/episode/084qrhCdEXYdw5K9SZQzt3 

Confira a reportagem "A Reinvenção das Bancas de Jornal" no link https://youtube.com/playlist?list=PLw-MNvzxkq9sIizHDXrcuK3TBCEofgsMj&si=pccxPOSfdD0aYYYt 

Da Redação/com Comunicação Interna

Veja também