Notícias

Psicóloga da Alece aborda prevenção da saúde mental no Conexão Assembleia

Por Ricardo Garcia
04/09/2023 11:06 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Psicóloga Carina Diógenes - Foto: Bia Medeiros

Saúde mental foi tema do Conexão Assembleia, programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7 MHz) desta segunda-feira (04/09), em alusão à campanha Setembro Amarelo, que conscientiza sobre a prevenção do suicídio. Na ocasião, a psicóloga e orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Assembleia Legislativa, Carina Diógenes, destacou a importância do autocuidado e da atenção a possíveis sinais de adoecimento mental.

Em entrevista à jornalista Kézya Diniz, a convidada comentou que, durante muito tempo, não era tão comum falar sobre adoecimento mental, mas que ultimamente esse cenário tem mudado. “Hoje em dia já falamos disso com mais clareza. As pessoas não têm mais vergonha de dizer que tomam remédio, que vão para a terapia e estão aceitando buscar ajuda para qualquer problema de ordem emocional”, avaliou Carina Diógenes.

Ainda de acordo com a psicóloga, é necessário abordar a saúde mental sob a perspectiva da prevenção, e não do adoecimento. “Precisamos estar atentos aos sinais de alerta, que são comuns, mas individuais, variando de pessoa para pessoa. Todas as fases da vida têm os seus desafios, e todo indivíduo tem uma personalidade, um jeito de agir, valores, crenças, criações e culturas próprias, proporcionando uma gama de possibilidades do que pode acontecer, levando a situações de ansiedade, depressão, entre outras questões”, apontou.

Carina Diógenes explicou ainda as diferenças na atuação de psicólogos, psicanalistas e psiquiatras, enfatizando que terapia é qualquer forma de cuidado.

Jornalista Kézya Diniz recebe a psicóloga Carina Diógenes /Foto: Bia Medeiros

“Dentre as terapias do campo psico, nós temos a psicoterapia, que é feita por um psicólogo. Temos também a psicanálise, conduzida por psicanalistas, que atuam de forma parecida aos psicólogos, sendo uma formação paralela. Já os psiquiatras são médicos que fizeram faculdade de Medicina e se especializaram na Psiquiatria, que engloba questões relacionadas às emoções e aos transtornos. São esses os profissionais que podem passar medicação para o adoecimento mental”, informou a especialista.

As atividades que vão ser desenvolvidas na campanha Setembro Amarelo da Alece, lançada na última sexta-feira (01/09), na Casa, também foram lembradas. Segundo a psicóloga, ao longo do mês, vai haver uma programação intensa de ações relacionadas à campanha, como a realização de blitz informativa no entorno da Assembleia para divulgação do tema, além de rodas de conversas, oficinas itinerantes em escolas da rede pública do Estado, caminhadas, entre outras. “A Casa vem dando muito suporte para que possamos fazer o máximo de ações possíveis para sensibilização da população sobre a prevenção ao suicídio”, assinalou Carina Diógenes. 

Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também pelo canal da emissora no YouTube, às segundas-feiras, a partir das 8h. A produção é veiculada ainda na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como SpotifyDeezerApple PodcastsGoogle Podcasts.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também