Notícias

Gonzagando destaca período de Luiz Gonzaga no Exército

Por Juliana Melo
06/09/2023 08:10

Compartilhe esta notícia:

Nesta quinta-feira (07/09), os ouvintes do programa Gonzagando, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), poderão conhecer a história da passagem de Luiz Gonzaga pelo Exército Brasileiro, quando ele fez o alistamento militar no 23º Batalhão de Caçadores, em Fortaleza.

O ano era 1930, e o futuro Rei do Baião tinha apenas 17 anos. A decisão de se alistar no Exército se deu depois de uma briga familiar. O jovem Luiz Gonzaga se apaixonou pela filha de um coronel, que não aceitava o namoro. O rapaz enfrentou esse coronel e a confusão chegou aos ouvidos da mãe de Luiz, que acabou dando uma surra no filho. 

Por causa dessa briga com a mãe, ele resolveu fugir de casa e entrar para o Exército. Para conseguir recursos para a viagem, Luiz Gonzaga vendeu sua sanfona na cidade do Crato e pegou um trem até Fortaleza, onde fez o alistamento militar.

Essa passagem pelo Exército durou quase dez anos, mas o jovem artista nunca deixou a música. Ele deu baixa no serviço militar em 1939 e foi para o Rio de Janeiro, onde teve início sua carreira musical.

O ouvinte da rádio FM Assembleia poderá conhecer essas histórias e apreciar o legado musical do Rei do Baião durante o programa Gonzagando, às quintas-feiras, às 20h, com produção e apresentação de Emília Barbosa.

Edição: Clara Guimarães

Veja também