Alunos da Escola Luiz Gonzaga dos Santos visitam a Assembleia Legislativa
Por Gleydson Silva/Wanessa Tavares05/09/2023 15:49 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará recebeu, na manhã desta terça-feira (05/09), 45 alunos do 9° ano da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Luiz Gonzaga dos Santos, do bairro Pajuçara, em Maracanaú. A visita faz parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce).
Os estudantes foram recepcionados no Plenário 13 de Maio pelo deputado Cláudio Pinho (PDT), que explicou a importância do Parlamento para a sociedade através atividades realizadas, das discussões e dos projetos aprovados. O parlamentar destacou ainda que “o conhecimento dos poderes constituídos é essencial na vida de qualquer cidadão, afinal são instituições que norteiam a vida em sociedade”.
Já o deputado Lucinildo Frota (PMN) afirmou que a Assembleia Legislativa é um local onde são tomadas decisões que “interferem” na vida de cada cidadão. Ele incentivou ainda o ingresso de jovens na vida pública, buscando lutar por melhorias para todos. “Na vida pública devemos sempre pensar no outro, não para si. É preciso também observar quem elegemos, para que seja alguém que lute pelo que necessitamos como comunidade”, disse.
Além do Plenário 13 de Maio, os estudantes e os professores Marcelo Silva, Suellen Rodrigues e Marilene Gomes conheceram a biblioteca da Alece, a rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e o Malce. Os alunos foram acompanhados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo.
Foto: Bia Medeiros
Na tarde desta terça-feira, a Alece recebeu 36 alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Construindo o Saber Maria Isis Menezes Andrade, do bairro Conjunto Jereissati I, do município de Maracanaú.
Os estudantes, acompanhados pelo diretor da instituição, Adriano Ribeiro, e pelos professores Nalva Costa (História), Raquel Martins (Língua Portuguesa) e Sandro Oliveira (Matemática) conhecerem o acervo da Biblioteca César Cals e, em seguida, assistiram a uma palestra ministrada pela jornalista Edna Pontes sobre a história da política do estado do Ceará e do Brasil. O grupo também visitou as dependências do Plenário 13 de Maio e o Malce.
O diretor Adriano Ribeiro afirmou que conhece o projeto O Parlamento e Sua História desde 2014 e destacou a oportunidade oferecida aos estudantes, por inserir os alunos dentro das questões políticas, conhecendo o dia a dia do Parlamento cearense e promovendo a formação da cidadania.
O aluno João Paulo Alves, 15 anos, declarou ser “interessante conhecer o funcionamento da Assembleia, por não ser um assunto comentado em sala de aula. É uma ótima oportunidade aprender sobre leis, atuação dos deputados estaduais e os serviços oferecidos para a população”.
O grupo foi acompanhado pela equipe do Malce, integrada por Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Edna Pontes, Nicole Guedes e Rodolfo Matos.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Atuação do Centro Regional Integrado de Oncologia é celebrada em sessão solene
Autor: Ariadne Sousa
CDHC faz balanço dos 10 anos do Estatuto da Pessoa com Deficiência e aponta demandas das PCDs
Autor: Juliana Melo