Alunos da Escola Paróquia da Paz e Escola Integrada Dois irmãos visitam Assembleia
Por Wanessa Tavares06/09/2023 16:32 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Paróquia da Paz, localizada no bairro Aldeota, visitou, na manhã desta quarta-feira (06/09), a Assembleia Legislativa do Ceará. Os 42 alunos participaram do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Casa Deputado Pontes Neto (Malce).
Os estudantes foram recebidos pelo deputado Guilherme Bismarck (PDT), que explicou o funcionamento do Parlamento e das sessões plenárias. O parlamentar assinalou a importância de acompanhar as atividades legislativas que votam e se tornam matérias importantes para a população. “No plenário da Casa, os deputados defendem suas bandeiras e suas causas. É um local de representação do povo e, por isso, é importante ouvir a população e também relevante que os cidadãos cobrem suas demandas”, frisou.
Na ocasião, os estudantes conheceram o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o Espaço do Povo, a rádio FM Assembleia, o Malce e assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil. Os alunos foram acompanhados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo.
%20(1).jpg)
Alunos da Escola Integrada Dois de Maio - Foto: Dário Gabriel
Já na tarde desta quarta-feira, a Alece recebeu 35 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio e Tempo Integral (EEMTI) Integrada Dois de Maio, do bairro Passaré, em Fortaleza.
Acompanhados pelos professores Marion Cavalcante (Língua Portuguesa e Redação) e Ariel Patrício (Sociologia), os alunos foram recepcionados pelo deputado Antônio Henrique (PDT) no Plenário 13 de Maio, que apresentou o funcionamento do Legislativo cearense e falou sobre sua atuação na Assembleia.
Em seguida, os jovens assistiram a uma palestra ministrada pela jornalista Edna Pontes sobre a história da política do estado do Ceará e sobre o Brasil e também visitaram o acervo da Biblioteca César Cals e o Malce.
A professora Marion Cavalcante destacou que a saída dos estudantes da escola para conhecer instituições públicas como a Assembleia é importante para que eles ampliem a visão de mundo, oferecendo um pouco mais de consistência na produção da escrita e na formação do pensamento crítico”.
A aluna Raniere Jerônimo, 17 anos, considerou interessante conhecer pela primeira vez a Alece e saber da função dos deputados, "que elaboram leis para o desenvolvimento do Ceará”, declarou.
O grupo foi acompanhado pela equipe do Malce, integrada por Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Edna Pontes, Marcela Loiola, Nicole Guedes e Rodolfo Matos.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Assembleia Legislativa realiza a 3ª Marcha em Defesa da Vida e dos Direitos das Mulheres
Autor: Narla Lopes
Audiência pública debate situação do Programa Renda do Sol neste sábado
Autor: Juliana Melo