Notícias

Alece lança programa Escola de Governança e Liderança por meio da Unipace

Por Gleydson Silva
18/09/2023 14:34 | Atualizado há 8 meses

Compartilhe esta notícia:

Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), durante lançamento do Programa Escola de Governança e Liderança - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), lançou, na manhã desta segunda-feira (18/09), o programa Escola de Governança e Liderança. Serão oferecidos os cursos “Gestores Presentes”, “Liderança e Igualdade de Gênero: Mulheres 2030” e “Liderança Feminina”, que acontecerão em Fortaleza e Tauá. 

A iniciativa forma e conecta líderes cívicos e sociais em pautas de impacto, conectados com a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e visa à construção de redes para a prosperidade e o objetivo de gerar maior confiança na democracia, nas instituições e no futuro. O programa é uma parceria entre a Alece, por meio da Unipace, com a Federação do Comercio do Ceará (Fecomércio); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), ressaltou que essa qualificação profissional vai ao encontro do foco do Ceará no âmbito educacional e qualifica gestores públicos municipais, algo importante para o fortalecimento do Estado. O parlamentar avaliou que ainda existe um vácuo na capacitação de gestores públicos, sobretudo no interior do Estado.

“Mesmo com toda a tecnologia e avanços que temos hoje, ainda existe um hiato de formação. E é nessa conjuntura que estamos sempre tentando ofertar cursos para que os gestores interessados possam, cada vez mais, estar se capacitando e fazendo um serviço público mais eficiente para a população”, afirmou Evandro Leitão. 

A presidente da Unipace, deputada Gabriella Aguiar (PSD), afirmou que, com o curso lançado, oferece também a oportunidade de conhecimento mais amplo sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, assim como de fortalecer a liderança feminina. “É a gente mostrando que acreditamos no futuro, que vamos encontrar novas lideranças, lideranças femininas bem capacitadas e bem formadas. Esse é um compromisso do presidente Evandro Leitão e estamos à frente por esse objetivo”, destacou.

Para o vice-presidente da Unipace, deputado Renato Roseno (Psol), essa parceria da Escola do Parlamento com o Sistema S é muito importante, pois são entidades com longa trajetória e expertise na capacitação profissional, onde, neste momento, faz-se presente formando gestores públicos.

Unipace lança programa Escola de Governança e Liderança / Foto: José Leomar

“São três edições agora neste semestre: uma para parlamentares municipais, outra para vereadoras mulheres e a terceira sobre gênero e desigualdade. Para nós, isso é muito importante, na medida em que se qualifica a gestão municipal, que é a mais próxima do cidadão. E se qualifica a gestão municipal através da sua instituição mais aberta, que é o Parlamento. Se tivermos parlamentos mais qualificados nos municípios, isso incide positivamente na população”, apontou Renato Roseno.

O secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana – que também representava o governador Elmano de Freitas –, caracterizou a parceria da Unipace com o Senac e o CIEDS como fundamental para a qualificação de agentes públicos. Segundo ele, a governança é uma premissa na gestão e na política pública, principalmente quando se fala em transparência. “Não podemos pensar em política pública que leve em consideração os anseios da sociedade. Quando falamos em efetividade, eficiência e eficácia, também são princípios importantes. Com tudo isso, quando se gera na sociedade uma política pública que leva em consideração a governança, gera na sociedade o sentimento de pertencimento”, disse.

Para o presidente da Fecomércio Ceará e deputado federal Luiz Gastão Bittencourt, é necessário que os parlamentares estejam sempre “antenados” com o que acontece no mundo diariamente, afinal o parlamento é a instituição que deve estar mais próxima da população. “O parlamentar tem que conhecer o papel dele, não só na fiscalização do Executivo, mas também olhando para as políticas públicas, observando o que tem sido feito no mundo”, destacou.

O diretor-presidente do CIEDS, Vandré Brilhante, ressaltou que o curso busca formar a participação social cidadã e tem, entre os conteúdos: o desenvolvimento regional, desenvolvimento local, o que é ser vereador, entre outros. “Vamos trabalhar também com os objetivos do milênio, assuntos como voto popular, mídia digital e como fazer um plano de carreira política. Contem com nossa equipe para esse processo”, enfatizou.

Participaram também do lançamento do programa Escola de Governança e Liderança representantes da Fecomércio, do Senac, servidores da Assembleia Legislativa e alunos da primeira turma do curso.

SERVIÇO

Curso: Gestores Presentes

Público-alvo: vereadores do estado do Ceará

Carga horária: 20 horas

Turma 1 – Tauá – 15 e 16/09/2023

Turma 2 – Fortaleza – 18 e 19/09/2023

 

Curso: Liderança e Igualdade de Gênero: Mulheres 2030

Público-alvo: lideranças femininas do estado do Ceará

Carga horária: 20 horas

Turma 1 – Tauá – 19 e 20/10/2023 

Turma 2 – Fortaleza – 23 e 24/10/2023 

 

Curso: Liderança Feminina 

Público-alvo: lideranças femininas do estado do Ceará 

Carga horária: 20 horas 

Turma 1 – Tauá – 23 e 24/11/2023 

Turma 2 – Fortaleza – 27 e 28/11/2023

 

Edição: Lusiana Freire 

Veja também