Deputados se reúnem com provedor da Santa Casa e oferecem apoio à instituição
Por Davi Holanda18/09/2023 17:25 | Atualizado há 3 semanas
Compartilhe esta notícia:
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), acompanhado de uma comitiva de 18 deputados estaduais, reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (18/09), com o provedor-geral da Santa Casa de Fortaleza, Vladimir Spinelli Chagas, para discutir a situação da instituição. Na ocasião, o parlamentar anunciou o apoio financeiro dos parlamentares ao hospital.
Este repasse se dará por meio da captação de recursos oriundos de emendas parlamentares, que serão destinados em prol da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, que, segundo seu provedor, enfrenta dívidas e um déficit mensal no valor aproximado de R$ 2 milhões.
O presidente Evandro Leitão informou que a captação de recursos contará ainda com o apoio de deputados federais, que irão ajudar, além da Santa de Casa de Fortaleza, a unidade localizada no município de Sobral.
Presidente Evandro Leitão e parlamentares reunidos na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza - Foto: Júnior Pio
“Os deputados estaduais envolvidos na iniciativa já liberaram uma parte dos seus recursos, para que a gente possa dar uma ajuda à Santa Casa. Já em relação aos deputados federais, nós teremos uma reunião com eles no dia 2 de outubro para pedir essa ajuda, tanto para a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza como para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral”, adiantou o parlamentar.
“O mais importante disso tudo é que a gente possa estar sendo solidários com essas entidades e reconhecer o brilhante serviço que elas prestam para a sociedade cearense e para a sociedade fortalezense. E, nesse momento, a palavra de ordem é termos empatia para nos transportarmos ao outro. E nós estaremos ajudando com essa pequena contribuição para que a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e de Sobral não entrem no processo de falência e fechamento”, enfatizou Evandro Leitão.
Durante a reunião, o provedor da Santa Casa de Fortaleza, Vladimir Spinelli Chagas, informou o cenário atual da instituição, que enfrenta dívidas e um déficit mensal. Ainda de acordo com ele, 95% dos recursos destinados à Santa Casa advêm do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 5% oriundos de doações, emendas e parcerias.
Participaram ainda da reunião Luiz Marques, ex-provedor da Santa Casa, e os deputados Romeu Aldigueri (PDT), Sérgio Aguiar (PDT), Guilherme Landim (PDT), Guilherme Sampaio (PT), Guilherme Bismarck (PDT), Gabriella Aguiar (PSD), De Assis Diniz (PT), Lucinildo Frota (PMN), Antônio Granja (PDT), Fernando Santana (PT), Agenor Neto (MDB), Larissa Gaspar (PT), Firmo Camurça (União), Dr. Oscar Rodrigues (União), Osmar Baquit (PDT), Juliana Lucena (PT), Dra. Silvana (PL) e Marcos Sobreira (PDT).
Edição: Clara Guimarães
Veja também