Notícias

Autoestima e amor-próprio são temas do grupo sistêmico realizado nesta quarta

Por Geimison Maia
20/09/2023 17:34 | Atualizado há 7 meses

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

O Grupo de Exercício Sistêmico do Núcleo de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta quarta-feira (20/09), a roda de conversa “Todos Juntos pela Vida”, dentro da programação de atividades do Setembro Amarelo. 

Durante o encontro, foram debatidos temas como autoestima e amor-próprio por meio de uma conversa com a facilitadora do projeto Bem-Me-Quero, do Movimento de Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), Viviane Vale. 

De acordo com a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, “o Setembro Amarelo é um mês em que a gente divulga muitas ações que realizamos durante todo o ano”, e uma delas é o próprio Grupo de Exercício Sistêmico, em que diversos assuntos são tratados semanalmente. “Falamos sobre a questão da saúde mental, falamos sobre a importância da autonomia das pessoas, sobre depressão. As pessoas precisam buscar apoio, olhar para si, dar a mão ao outro. Então tudo isso é abordado nessas oficinas”, ressaltou. 

A psicóloga Nara Guimarães, do Núcleo de Saúde Mental, informou que o Grupo de Exercício Sistêmico existe desde 2019. “A gente trabalha diversas temáticas com o olhar da Psicologia e também com o da terapia sistêmica”, explicou. Os encontros ocorrem semanalmente, às quartas e quintas-feiras, e são abertos tanto a servidores da Casa como ao público externo. 

Para o corretor de imóveis Sérgio Aguiar, que já participa do grupo há quase dois anos e meio, essa experiência tem sido fundamental para ressignificar momentos difíceis pelos quais passou. “Sou muito grato pela oportunidade e recomendo a participação de outras pessoas. Nosso grupo é muito bom, com troca de experiências, sempre com objetivo de as pessoas se ajudarem”, comentou. Ele ainda elogiou a qualidade da equipe que trabalha no núcleo.

PROJETO BEM-ME-QUERO

O projeto Bem-Me-Quero também começou as atividades em 2019 e, inicialmente, foi uma parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para trabalhar com egressas do sistema penitenciário. “A gente viu uma necessidade de trabalhar a autoestima dessas mulheres para que elas fossem reinseridas na sociedade de uma maneira mais efetiva”, explicou Viviane Vale. 

Com o êxito dessa primeira edição, o projeto passou a ser realizado também na Alece com servidores e com o público externo, como artesãs e as mães de crianças atendidas no Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi). No total, quase 100 pessoas participaram do projeto, que já teve 14 turmas realizadas. 

Serviço - Grupo de Exercício Sistêmico

Quando: semanalmente, às quartas, a partir das 15h, e às quintas-feiras, a partir das 10h

Onde: Núcleo de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas - 2º andar do Prédio Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (anexo III da Alece) 

Endereço: Av. Pontes Vieira, 2348, Dionísio Torres, Fortaleza/CE

Mais informações:  (85) 2180-6518

* Para participar, basta chegar no dia e horário dos encontros, não é necessária inscrição prévia 

 

Edição: Clara Guimarães

Veja também