Notícias

Empresário Afonso Campos recebe Título de Cidadão Cearense na Alece

Por Ariadne Sousa
22/09/2023 16:57 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta sexta-feira (22/09), sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Cearense ao empresário e advogado Afonso Campos Rabelo de Almeida, nascido em Portugal e presidente do Conselho de Administração do Grupo Villa Galé.

A honraria foi concedida por meio da Lei 18.466/2023, de iniciativa do deputado Guilherme Bismark (PDT), solicitante da cerimônia. O parlamentar ressaltou a característica visionária do português, que atua no ramo hoteleiro e que montou estruturas até então inéditas no litoral do Ceará. “Foram várias inovações que elevaram a hotelaria cearense a outro patamar”, afirmou. 

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), saudou o homenageado e destacou que aqueles que trabalham em prol do desenvolvimento do Estado devem ter seus esforços reconhecidos. Evandro Leitão avaliou ainda que atualmente o Ceará colhe os frutos dos investimentos realizados ao longo dos anos no setor turístico, realizados tanto pela iniciativa pública quanto privada.

Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, destaca trajetória do empresário - Foto: Máximo Moura

Para ele, a história de vida e trajetória do empresário tornaram-se motivo de inspiração para muitas pessoas. “Um estado que o senhor adotou há 22 anos e que hoje o adota, agora o senhor é um irmão nosso, é, além de português, brasileiro e cearense”, declarou o presidente da Alece.

Representando o governador do Ceará, Elmano de Freitas, a secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque Guerra, parabenizou o empresário pela sua trajetória e enalteceu os benefícios gerados pelos seus investimentos. “Agora eu posso dizer que somos cearenses, e que a gente possa, cada vez mais, construir parcerias para que de fato a gente consiga mostrar as potencialidades que o Estado tem”, disse. 

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, comentou sobre o impacto que uma das unidades da rede hoteleira comandada por Afonso Campos produz no município. Segundo ele, o Vila Galé Cumbuco gera 500 empregos diretos. “São 500 famílias que realmente são tratadas de forma digna e humanitária, e isso é de fundamental importância para qualquer cidade e para o Estado”, completou.

Afonso Campos Rabelo de Almeida agradece o titulo e diz da satisfação de ser empreendedor e poder criar empregos - Foto: Máximo Moura

HOMENAGEADO

Afonso Campos Rabelo de Almeida relatou que receber a homenagem gera nele um sentimento de que sua dedicação foi reconhecida. “Eu queria dizer que vale a pena ser empreendedor, porque é um prazer tremendo, e o que é um prazer também é nós criarmos empregos para as pessoas, e esse é um espírito que não só eu comungo, mas toda a minha empresa”, contou.

Ele defendeu que, apesar de o turismo brasileiro ser muito forte, ainda é necessário que sejam criadas iniciativas para que a identidade local se sobressaia e que, para isso, não deve importar o que já existe no exterior, mas sim criar modelos autênticos que ajudem a difundir a cultura e os pontos fortes do País. 

A mesa da cerimônia contou ainda com a participação da deputada Lia Gomes (PDT); do cônsul de Portugal no Ceará, Rui Almeida; do presidente da Diagonal Engenharia, João Fiuza; e do ex-secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho. 


Edição: Clara Guimarães

Veja também