Assembleia homenageia profissionais farmacêuticos em solenidade
Por Ariadne Sousa25/09/2023 16:24 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta segunda-feira (25/09), sessão solene em alusão ao Dia do Farmacêutico. Na ocasião, os profissionais receberam homenagens pela importância do seu trabalho.
A cerimônia é fruto de requerimento do deputado Marcos Sobreira (PDT), que ressaltou a importância da categoria para a saúde pública, lembrando a sua destacada atuação durante a pandemia de Covid 19, quando os profissionais exerceram função essencial no diagnóstico da doença. “É uma justa homenagem a quem correu verdadeiro risco de vida em prol da saúde coletiva. E se hoje estamos aqui é graças a vários profissionais de saúde, em especial o farmacêutico”, ressaltou.
Já o coautor da homenagem, deputado Alysson Aguiar (PCdoB), que possui formação em Farmácia, comentou sobre sua trajetória de 16 anos atuando como farmacêutico e das dificuldades enfrentadas para a inserção no mercado de trabalho. “Eu sei como é difícil a inserção do profissional na farmácia comercial, a gente tem resistências dos proprietários de farmácias, das grandes redes e da própria sociedade, por não entender qual seu papel nessas instituições”, apontou.
Para o farmacêutico e conselheiro do Conselho Federal de Farmácia (CRF) José Nilson Ferreira Gomes Neto a solenidade é, além de um momento de celebração, uma oportunidade de reflexão a respeito da relevância e amplitude do trabalho do farmacêutico. “Eles desempenham papel vital para a saúde da nossa população, garantindo que os medicamentos sejam seguros, eficazes e acessíveis, contribuindo intensamente com o processo de cura dos pacientes”, completou.
HOMENAGEADOS
Júlio Torres, perito-geral da Pefoce, agradece em nome dos homenageados e fala do orgulho de ter abraçado a profissão - Foto: Dário Gabriel
Falando em nome dos homenageados, o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres, declarou que o reconhecimento proporcionado pela solenidade gera um sentimento de gratidão e orgulho. “Sou muito feliz por ter abraçado essa profissão nas suas diversas áreas. Quero também parabenizar a todos os colegas, pois estão surgindo brilhantes trabalhos”, disse.
Além dele, foram agraciados pela Alece os profissionais Emília Pimentel Madeira Barros, Ariel Átila Pontes Soares, Gláucio Barros Saldanha, Maria Socorro Tavares de Arruda, Ingrid Beserra Gonçalves, Ajax Souza Cardozo, Cristiane Macedo Feijó, Francisco Ielano Vasconcelos Mesquita, Diogo Honório Gomes Parente, Edgar Andrade Barreto Júnior, Francisco Fábio Castelo Branco, Cristiane Feijó, Maria Gerciane Alves Pires, Tâmara Ferreira Soares Mendes, Gabriel Nunes de Castro, Francisco Ytallo de Mesquita Sousa e Marcelo da Silva Sousa.
A mesa da cerimônia foi composta ainda pelo deputado Almir Bié (Progressistas), subscritor da iniciativa; pelo presidente da Associação dos Laboratórios de Análise Clínicas e Patológicas (Alap) e ex-deputado estadual do Ceará, Marcelo Sobreira; pela coordenadora de Políticas de Assistência Farmacêutica e Tecnologia em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado, representando o Governo do Estado do Ceará, Fernanda França Cabral; pela presidente do Conselho Regional de Farmácia do Ceará, Arlandia Cristina Lima Nobre de Morais.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Audiência na Alece propõe criação de grupos de trabalho para fortalecimento de rede de proteção às crianças e adolescentes
Autor: Pedro Emmanuel Goes
Identidade Cultural apresenta bastidores do show “Fausto Nilo 80 anos de Canção” neste sábado
Autor: Wanessa Tavares / com Assessoria