Notícias

Alece lança segunda edição do livro “Oficina Despertar”

Por ALECE
26/09/2023 16:02 | Atualizado há 7 meses

Compartilhe esta notícia:

Ana Carmen, gestora do Comitê de Responsabilidade Social, destaca importância das mobilizações do Setembro Amarelo Foto: Bia Medeiros - Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social, lançou, nesta terça-feira (26/09), a segunda edição do livro “Oficina Despertar”.

A publicação chega por meio do projeto Afetos Literários, que, no mês de agosto, inaugurou a estante "Biblioterapia & Escritoterapia: a arte cuidando do ser". O lançamento foi mais uma ação da Alece no Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. A atividade foi conduzida pela servidora Jacqueline Assunção, idealizadora e coordenadora do projeto Afetos Literários.

A gestora do Comitê de Responsabilidade Social, Ana Carmen, representou a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, no evento. Segundo apontou a gestora, citando informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de suicídio entre pessoas de 11 a 19 anos aumentou de forma expressiva, e os dados mostram que 60% dos jovens cometem suicídio no contexto da depressão. “São números alarmantes. Por isso a importância de mobilizações como essa, da união da sociedade civil com o poder público, tendo a saúde dos jovens como principal pilar”, afirmou.

O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, Luis Edson Sales, destacou o trabalho feito por todas as células e pelo Comitê de Responsabilidade Social. “A atenção com a saúde mental cresceu com as ideias trazidas na gestão do presidente Evandro Leitão (PDT), pela primeira-dama, Cristiane Leitão, e todos ganham com essas ações”, afirmou.

PÚBLICO-ALVO

Selma Machado, terapeuta da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, destacou que o livro orienta como identificar as emoções e como procurar ajuda nos casos de adoecimento mental. “A obra ajuda as pessoas a identificarem o que estão sentindo, em especial os jovens. Vai ser um profissional que irá apontar a direção correta para cada caso”, explicou.

O diretor executivo do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha, disse que o instituto se orgulha de poder contribuir em mais um importante produto lançado pela Casa em apoio à sociedade. “Somos o suporte editorial de todos os setores da Alece. Capa, diagramação, revisão ortográfica são partes essenciais de uma publicação, e é essa nossa contribuição”, pontua.

SERVIÇO:

A segunda edição do livro “Oficina Despertar” está disponível para o público na estante do projeto Afetos Literários, localizada em frente à Sala de Práticas Sistêmicas Restaurativas, no segundo andar do anexo III da Alece (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque). O livro também pode ser baixado por meio do link https://tinyurl.com/3a9kmubu.

 

Da Redação/com Assessoria

Veja também