Notícias

60 anos de atuação da Fetrace na defesa da classe trabalhadora são destacados em solene

Por Ricardo Garcia
29/09/2023 12:53 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene em homenagem aos 60 anos de história da Fetrace - Foto: José Leomar

A atuação da Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace) e do Sindicato dos Comerciários de Iguatu, que estão completando 60 anos de história, foi celebrada em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (29/09), na Assembleia Legislativa. Na ocasião, o requerente da homenagem, deputado Missias Dias (PT), expressou o orgulho de reconhecer o trabalho de homens e mulheres “aguerridos, que construíram movimentos sindicais que são referências para o Ceará”.

Para o parlamentar, é fundamental celebrar a história de quem luta em defesa dos trabalhadores. “Precisamos ter a compreensão e a clareza de que todo dia temos que reafirmar, enquanto classe trabalhadora e organização popular, o desejo de construirmos um País mais justo e solidário, que garanta os direitos dos seus trabalhadores”, salientou.

De acordo com Missias Dias, “se não fosse a luta cotidiana dos movimentos sindicais brasileiros organizados, não teríamos tantos direitos conquistados para a classe trabalhista”.

Durante a homenagem, foram agraciados com a entrega de placas comemorativas à data representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Fetrace, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs), da Agência Metamorfose Comunicação e do Canal IguaTV, de Iguatu.

Presidente da Fetrace, Francimar Silva, destaca protagonismo da entidade no sindicalismo nacional/ Foto: José Leomar

Em nome dos homenageados, o presidente da Fetrace, Francimar Silva, destacou que a entidade é muito importante não apenas para os trabalhadores cearenses, mas que exerce também um protagonismo no movimento sindical nacional. 

“A Fetrace é fortalecida pela CUT e por outras organizações que encorajam essa luta em defesa dos trabalhadores. Estamos à disposição para fortalecer cada vez mais a atuação das entidades de classe, respeitando os direitos dos trabalhadores e de cada sindicato”, assinalou Francimar Silva.

O presidente da CUT Ceará, Francisco Wil Pereira, ressaltou que a Fetrace tem sido uma grande protagonista na união com os movimentos sociais. “Um novo caminho está sendo pavimentado, de esperança e democracia, sendo fundamental continuar defendendo os direitos da classe trabalhadora”, pontuou.

Participaram ainda da sessão solene o presidente do Sindicato dos Comerciários de Iguatu, Claudemir Brito; o supervisor técnico regional do Dieese, Reginaldo Aguiar; o diretor da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Salomão de Castro; o presidente do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, Sebastião Costa; a presidente do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (SINDPPEN-CE), Joélia Silveira Lins; a diretora executiva do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Marina Valente, entre outras autoridades.

 

Edição: Clara Guimarães 

Veja também