Martônio Mont’Alverne é o convidado do Questão de Ordem
Por Wanessa Tavares10/10/2023 17:05 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), desta terça-feira (10/10) entrevista o presidente da Associação dos Procuradores da Administração Centralizada do Município de Fortaleza (Apacefor), o procurador Martônio Mont’Alverne.
O convidado vai falar sobre os 35 anos da Constituição da República Federativa do Brasil e os 34 anos da Constituição do Estado do Ceará, para a qual teve a sua contribuição como assessor parlamentar, e os desafios da democracia no Brasil.
Martônio Mont’Alverne também comenta sobre seus projetos como presidente da Apacefor e a homenagem que receberá no próximo dia 08 de novembro, às 19h, do grupo de pesquisa Diálogo ACI (Ambiental, Constitucional e Internacional), com o lançamento do livro “Tema: Sociedade de Risco e Justiça Climática”, na Escola Superior da Advocacia (ESA).
A Apacefor foi fundada em 1986, sendo uma pessoa jurídica de direito privado, entidade classista, sem fins lucrativos, formada pelos procuradores do município de Fortaleza, ativos e inativos. Congrega e associa os procuradores do município em apoio às demandas da sociedade e do livre exercício da advocacia pública em defesa da legalidade na condução da coisa pública.
ENTREVISTADO
Martônio Mont’Alverne é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), mestre em Direito e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem doutorado e pós-doutorado em Direito (Rechtswissenschaft) pela Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt am Main/Alemanha.
Foi procurador-geral do município de Fortaleza (2006-2012) e coordenador da Área de Direito na CAPES (2011-2014). É autor de diversos ensaios, pareceres e traduções publicados e também organizador de obras.
Martônio Mont’Alverne entrou no ranking dos cem mais citados professores de Direito da América Latina na 55ª posição. Além disso, ele é o único cearense da lista. O ranking, idealizado pela AD Scientific Index, enumera os profissionais mais influentes que se destacaram pelo desempenho em produção e impacto de seus estudos.
Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Questão de Ordem fala sobre o conclave e a escolha do novo pontífice, papa Leão XIV
Autor: Guilherme de Andrade/Com assessoria
Alece doa material reciclável resgatado de incêndio do plenário a associações de recicladores
Autor: Pedro Emmanuel Goes