Repórter Assembleia aborda vida de jovens egressos de instituições de acolhimento
Por ALECE27/10/2023 16:54 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O Núcleo de Documentários da TV Assembleia (canal 31.1) exibe, nesta segunda-feira (30/10), às 13h, o programa Repórter Assembleia. Neste episódio inédito, o telespectador vai conhecer histórias de jovens que completam 18 anos em instituições de acolhimento e precisam deixar os abrigos para seguir os desafios da vida adulta.
De acordo com dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), mais de 30 mil crianças e adolescentes vivem em situação de acolhimento no Brasil - meninos e meninas que foram afastados de suas famílias por razões sociais ou de violência. Muitos acabam completando 18 anos nesses abrigos, e é nesse momento que eles podem ir para as “repúblicas”, lugar onde vão ser encaminhados para cursos de qualificação profissional e assim podem conquistar a independência.
A jornalista Janaína Gouveia conversou com rapazes e moças que moram nessas repúblicas e que carregam histórias de abandono e violência. O documentário mostra também os sonhos e esperanças cultivados por esses jovens.
As reportagens do programa foram feitas pela jornalista Janaína Gouveia, a produção foi da jornalista Aline Cavalcanti, as imagens são de Salomão Costa e Marcelo Alves e as imagens de drone, de Daniel Cardoso. A edição é de Vinicius Bozzo. A revisão geral do programa é da coordenadora do Núcleo de Documentários, Angela Gurgel.
O programa Repórter Assembleia será exibido nesta segunda-feira (30/10), às 13h. Além disso, o programa estará disponível no YouTube e no Facebook da Assembleia Legislativa do Ceará.
Da Redação/com Assessoria
Veja também

Canal Alece é tema do Questão de Ordem desta quarta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria
Sessão solene homenageia 100 anos de fundação do Corpo de Bombeiros nesta quinta
Autor: Wanessa Tavares