Alece recebe estudantes de Caucaia e Redenção
Por Lincoln Vieira/ Wanessa Tavares08/11/2023 16:17 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) recebeu, na manhã desta quarta-feira (08/11), 26 alunos do 9º ano da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Alice Moreira de Oliveira, do município de Caucaia. A visita faz parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce).
Os estudantes e quatro professores foram recebidos pelo deputado Renato Roseno (Psol), que destacou a importância e contexto histórico da democracia representativa. “Não existe democracia se não houver debate”, assinalou. Ele frisou que a Assembleia Legislativa é uma casa com 46 parlamentares que pensam diferente. “É bom que seja assim. Aqui é a Casa dos debates”, explicou.
Além do Plenário 13 de Maio, os estudantes e professores conheceram a Biblioteca César Cals da Alece, a rádio FM Assembleia (96,7MHz) e o Malce.
Os alunos foram acompanhados pela equipe do Memorial: Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo.
%20.jpg)
Foto: Mariana Bueno
Já no período da tarde, 45 estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio do curso de Administração da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Adolfo Ferreira de Sousa, do município de Redenção, receberam as boas-vindas da procuradora da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Alece, a deputada Lia Gomes (PDT), no Comitê de Imprensa.
A parlamentar destacou que é uma honra e alegria receber e conversar com os jovens que vieram para conhecer o dia a dia do funcionamento da Assembleia e a atuação dos parlamentares. “É importante que a juventude se aproxime cada vez mais da política, pois é ela quem resolve questões que afetam diretamente nossas vidas. Quanto mais distante a população estiver dos seus representantes - deputados, senadores, governador, prefeito - mais difícil fica fiscalizar e saber se aqueles em quem votamos estão cumprindo seus compromissos de campanha”, afirma.
O aluno Gabriel Sena, 2º ano, diz ser a primeira vez que visita a Alece. Ele descreve a visita aos setores da Casa (Biblioteca César Cals, Plenário 13 de Maio) como uma experiência inovadora para os seus conhecimentos.
Os jovens, acompanhados pelo diretor da escola, Luciano Leite, e pelos professores Felipe Fladson (História), Yris Araújo (Geografia) e os professores do curso de Administração Daniel Guerra e Jocélio Pereira, visitaram a Biblioteca César Cals de Oliveira, o Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce, as instalações da rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil com a jornalista do Memorial, Edna Pontes.
O grupo foi conduzido pela equipe do Malce, integrada por Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Sávio Batista, Edna Pontes, Marcela Loiola, Nicole Guedes e Rodolfo Matos.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Ouvidoria Parlamentar da Alece lança nesta terça o Canal Alece, novo sistema de comunicação com a população
Autor: Da Redação / com Assessoria
Sessão solene na Alece homenageia conciliadores e mediadores judiciais do Estado
Autor: Ricardo Garcia