Início da campanha Novembro Azul é destaque no Mulheres no Parlamento
Por Ana Vitória Marques09/11/2023 12:03 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O Mulheres no Parlamento, da TV Assembleia (canal 31.1), desta quinta-feira (09/11), a partir das 20h30, destaca o início da campanha Novembro Azul na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e comenta também sobre o I Fórum Brasileiro de Enfrentamento à Violência Doméstica, que acontece entre os dias 20 e 21 de novembro em Fortaleza.
Novembro é o mês marcado pela campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo da doença que mais afeta a população masculina no Brasil. Segundo dados deles, estima-se que cerca de 71.730 novos casos surgirão por ano para o triênio 2023-2025.
Para explicar melhor o assunto, a jornalista Silvana Ximenes entrevista o médico urologista André Souza Castelo, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), que vai destacar algumas formas de prevenção do câncer de próstata. Além da importância da realização anual do exame da próstata, recomenda-se a adoção de diversos hábitos saudáveis, tais como: fazer atividade física, alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar.
Já no quadro O que Elas Fazem no Parlamento, a líder do Partido Liberal, deputada Dra. Silvana, comenta sobre o projeto de lei que prevê a criação de uma área exclusiva para mulheres que tiveram abortos ou morte perinatal. A deputada Lia Gomes (PDT) fala sobre a aprovação do projeto de lei que define a guarda compartilhada em casos de violência contra a mulher. A deputada Gabriella Aguiar (PSD), ao lado de sua mãe, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, vai comemorar a aprovação do projeto de lei que declara a cidade de Tauá como a Capital do Carneiro. A deputada também comenta sobre os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa e sobre o projeto de lei que institui a Campanha de Combate à Disparidade Salarial entre Gêneros no Mercado de Trabalho.
Em pauta ainda o I Fórum Brasileiro de Enfrentamento à Violência Doméstica, que acontece entre os dias 20 e 21 de novembro em Fortaleza, promovido pelo Instituto Maria da Penha.
Mulheres no Parlamento é apresentado e produzido por Silvana Ximenes Frota, editado por Samuel Frota, com apoio do estúdio de César Ceppi e Erick Campelo. A exibição acontece às 20h30 na TV Assembleia (canal 31.1), com reprise no domingo, às 18h, sendo também veiculado na rádio FM Assembleia (96,7MHz) na segunda-feira, às 22h. O programa também é exibido no canal do YouTube da TV Assembleia.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Empreendedores negros cobram políticas públicas efetivas de incentivo em audiência na Alece
Autor: Juliana Melo
Assinatura de cooperação técnica com municípios marca encerramento do I Seminário das Escolas Legislativas
Autor: Pedro Emmanuel Goes