Notícias

Deputado Sérgio Aguiar é eleito novo presidente da Unale

Por Lincoln Vieira
10/11/2023 17:29 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Júnior Pio

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) foi eleito presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) para o biênio 2024-2025, durante o encerramento da 26ª conferência da entidade, na tarde desta sexta-feira (10/11), no Centro de Eventos do Ceará (CEC). O parlamentar é o primeiro cearense a assumir o posto.

No discurso de posse após a escolha dos deputados filiados à Unale, o parlamentar anunciou sua proposta como novo dirigente do colegiado. Ele disse que vai integrar as assembleias legislativas e os parlamentares estaduais de todo o Brasil. “Faremos uma campanha para trazer as assembleias que não são filiadas, assim como deputados estaduais. A Unale vai ser uma entidade cada vez mais plural, no sentido de procurarmos fazer com o que o assessoramento e a atividade do parlamentar estadual seja uma forma de fortalecer o vínculo entre o parlamentar e a sociedade”, ressaltou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Evandro Leitão (PDT), celebrou a eleição de Sérgio Aguiar. Para ele, o novo presidente da Unale é um político atuante e um dos maiores entusiastas da união. “Nós ficamos muito felizes de ele ter sido eleito por unanimidade. Sem sombra de dúvidas, isso fortalece a política cearense, pois ocupamos mais espaço em nível nacional”, celebrou.

O presidente da Unale até janeiro de 2024, deputado Diogo Morais (PSB-PE), também reverenciou Sérgio Aguiar. Segundo ele, o cearense é um parlamentar muito participativo na Unale, e a escolha é para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela entidade. “Nós formamos a chapa para continuar as nossas diretrizes e objetivos para a gestão e agora temos o desafio de aumentar nossas prerrogativas e competências, como trabalhar uma gestão eficaz e conseguir um maior número de filiados”, acentuou.

Outro cearense eleito foi o deputado Stuart Castro (Avante), escolhido como secretário da Unale no Ceará. O parlamentar falou sobre a “grande responsabilidade” de trazer políticas públicas de outros estados ao Ceará. "Essa troca de experiências é o que eu vou ter como responsabilidade. Vou trazer banco de projetos da Unale para poder desenvolver políticas públicas para o nosso povo e fortalecer as nossas prerrogativas como deputados estaduais em Brasília”, pontuou.

Sérgio Aguiar é natural do município de Camocim.  O parlamentar é formado em Economia pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Tem ainda formação em Direito e é mestre em Gestão Pública e Modernização Administrativa pela Universidade Internacional de Lisboa.

O deputado disputou eleição para a Assembleia Legislativa pela primeira vez em 2006, sendo o 14º mais votado do Estado, com 47.607 votos. O parlamentar em 2010 foi reeleito com 67.357 votos, dessa vez, sendo o oitavo mais votado. Para o terceiro mandato, Sérgio Aguiar teve 85.060 votos, sendo o 6° mais bem votado; em 2018 teve 100.925. Em 2022, recebeu 97.522 votos, sendo  o segundo mais votado do PDT e o quinto na votação geral. 

 

COLEGIADO

Além do deputado Sérgio Aguiar (PDT) como novo presidente a partir de janeiro de 2024, foram eleitos o vice-presidente da Região Nordeste, Ezequiel Ferreira (RN); vice-presidente da Região Norte, Gabriel Picanço (RR); vice-presidente da Região Sul, Rodrigo Minotto (SC); vice-presidente da Região Sudeste, Tia Ju (RJ); vice-presidente da Região Centro-Oeste, Lidio Lopes (MS). Como secretária-geral, foi eleita Ivana Bastos (BA).

Também participaram do evento a senadora Augusta Brito (PT-CE), bem como os parlamentares Emilia Pessoa (PSDB), Jô Farias (PT), Osmar Baquit (PDT), Lucínildo Frota (PMN), Júlio César Filho (PT), Antônio Granja (PDT), Agenor Neto (MDB), Felipe Mota (União), Alcides Fernandes (PL), Antônio Henrique (PDT), Cláudio Pinho (PDT) e Almir Bié (Progressistas).

 

Edição: Lusiana Freire

Veja também