Notícias

Importância da promoção do esporte é destacada em homenagem a profissionais de educação física

Por Pedro Emmanuel Goes
20/11/2023 16:53 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

A importância de políticas públicas para a promoção de atividades físicas nos espaços públicos cearenses foi um dos destaques da sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira (20/11) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, para homenagear os profissionais de educação física. 

Durante a solenidade, foi entregue à deputada Larissa Gaspar (PT), uma das requerentes da homenagem, um projeto elaborado pelo Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região definindo a obrigatoriedade de aulas de Educação Física nas primeiras séries de escolas públicas com orientação de um profissional habilitado. 

A deputada Larissa Gaspar destacou que os profissionais de educação física desempenham papel vital na educação, contribuindo com o desenvolvimento integral dos estudantes e na construção de valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito. Ela reforçou ainda a capacidade do esporte de “resgatar vidas e sua contribuição na construção da trajetória de vida dos sujeitos, garantindo sua renda a partir da profissionalização e afastando crianças e jovens da criminalidade”.

“Às vezes uma roda de capoeira ou uma escolinha de futebol são a única ação em esporte de uma comunidade periférica, e os resultados, que envolvem desde a valorização do lugar à redução da violência, são observados nesses casos. Imagine se tivéssemos políticas que contemplassem todos os espaços públicos de uma cidade como Fortaleza”, observou. 

Outro requerente da solenidade, juntamente com os deputados Carmelo Neto (PL), Felipe Mota (União) e Marta Gonçalves (PL), o deputado Sargento Reginauro (União) reforçou o discurso de Larissa, ao cobrar mais recursos e políticas esportivas ao Estado. 

“Precisamos ocupar praias, praças e qualquer espaço público, de forma a dar oportunidade para nossas crianças e jovens, especialmente pelo momento delicado que vivemos, em que elas estão cada vez mais sendo cooptadas pelo crime”, defendeu.

O secretário Estadual do Esporte, Rogério Pinheiro, ressaltou que entre os projetos desenvolvidos pelo Estado nesse sentido está o Esporte em 3 Tempos, que é o maior e mais abrangente coordenado pelo governo, conforme pontuou o gestor. “São mais de 26 mil jovens de 7 a 17 anos que são contemplados com práticas esportivas nas 130 areninhas existentes em todo o Estado. Claro que podemos ampliar nossa rede de políticas e, para isso, o apoio e orientação dos profissionais de educação física é indispensável”, relatou.

Profissional de educação  física Jéssica Rodrigues ressalta o poder transformador do esporte

Vinte profissionais de educação física foram homenageados durante o encontro. Jéssica Rodrigues, uma das profissionais homenageadas, voltou a reforçar o “poder transformador do esporte”. Ela comentou sobre uma experiência em que uma ação esportiva mudou a dinâmica de vida de uma comunidade do bairro Conjunto Palmeiras e que a iniciativa a levou à criação do Instituto Esporte Mais, que atende mais de 200 crianças, jovens e mulheres, além de capacitar profissionais e lideranças esportivas. 

“Ao longo de minha carreira, vi o poder transformador do esporte, e é esse novo olhar que desenvolvi graças às oportunidades que tive, o que me levou a trabalhar o esporte não apenas no âmbito da saúde e da educação, mas como ferramenta que transforma vidas, um olhar que, acredito, todos os profissionais devem ter”, disse. 

A solenidade também contou com a presença do Conselho Regional de Educação Física e de profissionais da categoria. 

 

Edição: Clara Guimarães

Veja também