Notícias

Músicas urbana e regional são destaque do programa Identidade Cultural

Por Juliana Melo/com Assessoria
24/11/2023 14:13 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Neste sábado (25/11), às 21h, o programa Identidade Cultural, da TV Assembleia (canal 31.1), apresenta os trabalhos da cantora Carú Lina e do cantor e compositor Jadi Undi. Os dois artistas cearenses tiveram suas expressões artísticas bastante influenciadas pelos locais onde nasceram: uma abraça a música urbana e periférica e o outro reverencia a regionalidade.

Nascida e criada na comunidade do Dendê, no bairro Edson Queiroz, Carú Lina propõe um resgate histórico e a valorização da cultura oriunda dos guetos brasileiros. Ela lança o primeiro disco, “Música Periférica Brasileira”, que traz referências de diversos ritmos, como samba, forró, música de terreiro, funk, rap e trap. 

O primeiro contato da artista com o mundo da música ocorreu dentro da comunidade e, com apenas 10 anos, ela iniciou sua carreira. Integrou grupos de forró, samba e MPB e, aos 15 anos, passou a se interessar pelo movimento hip hop, de onde tirou as principais referências musicais. A artista já esteve ao lado de nomes como Dezarie, Criolo, Curumin, Racionais MC’S, Tribo de Jah, GOG e Emicida.

O cantor e compositor Jadi Undi é nascido no município de Icapuí, localizado no Litoral Leste cearense, onde cresceu rodeado pelas paisagens praianas e diz ser fortemente influenciado por elas. Atualmente, o artista compõe utilizando melodias de brisa praiana, acompanhadas das batidas do mar e da zabumba-trovão. Em 2021,  lançou "Owa Undi - Coco EP Solo", com três músicas baseadas no gênero coco de roda. Neste ano de 2023, o artista circula com o show “Mata Fechada”.

Filho de artistas, Jadi foi criado em meio ao teatro de rua e movimentos culturais e tomou gosto pela composição musical ainda na adolescência. Ele é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e escreveu o livro “Gilberto Calungueiro: Se esse Boneco Falasse”, contando a história de um importante nome do teatro de bonecos de Icapuí. O material serviu de inspiração para criar alguns dos versos que o fizeram assumir o lugar da música.

O programa Identidade Cultural tem apresentação de Virna Cavalcante, reportagens de Arituza Timbó, produção de Celina Diógenes, edição de Daniel Cardoso e coordenação de Luciano Augusto. As imagens são do cinegrafista Evandro Ferreira.

Vai ao ar na TV Assembleia (canal 31.1) quinta-feira, às 21h, com reprise aos domingos no mesmo horário. 

A transmissão da TV pode ser vista em Fortaleza pelos canais 31.1 e 7.3 (digital); TV por assinatura: NET/Claro (canal 11); Multiplay (canal 30) e Brisanet (canal 148). Em Sobral: canal 31.1; em Juazeiro do Norte: canal 7.3. 

Após a exibição, o programa também é disponibilizado no YouTube da TV Assembleia.

 

Edição: Clara Guimarães

Veja também

Imagem: Publicidade Alece
Notícias 25/08/2025

Alece FM é finalista da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Autor: Juyana Brasileiro, repórter do Núcleo de Comunicação Interna da Alece / com informações do Sebrae