Notícias

COP 28 é destaque do Questão de Ordem desta quinta-feira

Por Wanessa Tavares/ com Assessoria
07/12/2023 16:09 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Lídia Lourinho, Cristiane Leitão e jornalista Renato Abreu

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), desta quinta-feira (07/12) recebe a líder do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e primeira-dama da Casa, Cristiane Leitão, e a diretora acadêmica da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Lídia Lourinho.

As convidadas vão falar sobre as suas participações como painelistas durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que aconteceu no último sábado (02/12), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Expositora no painel "Implantação da Agenda 2030 na Assembleia Legislativa do Ceará: Promovendo a responsabilidade social por meio da educação e da adoção de critérios sustentáveis pelo poder público", Cristiane Leitão exaltou a importância do evento para o mundo, em que “temos a oportunidade única de propor iniciativas inovadoras que estejam de acordo com a construção de um futuro mais equilibrado e sustentável para as atuais e futuras gerações. O planeta clama por transformações, e somente nós podemos fazer a diferença”, enfatizou.

A primeira-dama da Alece detalhou ainda a atuação do Comitê de Responsabilidade Social, que acontece por meio de quatro departamentos internos, sendo um deles o de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, que idealiza projetos e programas contínuos visando à otimização e ao gerenciamento de ações sustentáveis não somente dentro do Parlamento, como também em programas que hoje abraçam diversos municípios do Ceará.

Participaram da COP 28 o governador do Estado, Elmano de Freitas; a senadora Augusta Brito (PT-CE); a secretária estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire; Yuri Passos, engenheiro ambiental e sanitarista e técnico da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social da Alece; o deputado estadual Felipe Aguiar (MDB) e a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Tarin Mont’Alverne.

ENTREVISTADAS

Cristiane Leitão é mestra em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), especialista em Sistemas de Gestão Integrados da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social pelo Centro Universitário Senac; especialista em Audiologia pelo Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Atua nas áreas de gestão de saúde, promoção de saúde, gestão ambiental e responsabilidade social.

Já Lídia Lourinho é pedagoga, fonoaudióloga e psicopedagoga. É pós-doutora em Saúde Coletiva pela Uece, doutora em Saúde Coletiva pela Uece, UFC e Unifor, bem como mestra em Educação em Saúde pela Unifor. Também é pesquisadora do Laboratório de Saúde nos espaços educacionais com foco na educação em saúde e na formação em saúde. Docente dos cursos de Mestrado Profissional Ensino na Saúde, Gestão em Saúde e Saúde da Criança e do Adolescente da Uece.

Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.

Edição: Clara Guimarães

Veja também