Notícias

Ministro Alexandre Padilha recebe Título de Cidadão Cearense em solenidade

Por Davi Holanda
07/12/2023 22:33 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, nesta quinta-feira (07/12), no Centro de Eventos, sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Cearense ao ministro de estado e chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre Padilha. A iniciativa atendeu a requerimento dos deputados Stuart Castro (Avante) e Guilherme Landim (PDT) e ocorreu durante a sexta edição da Caravana Federativa aqui no Estado.

Alexandre Padilha é médico infectologista pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor universitário. Ocupou cargos na gestão dos governos Lula (2009-2010), como ministro das Relações Institucionais, e Dilma (2011-2014), à frente do Ministério da Saúde.

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), destacou a alegria de conceder, em nome do estado do Ceará, o Título de Cidadão Cearense a Padilha.

“Quero dizer para Vossa Excelência da alegria de estarmos hoje lhe entregando um Título de Cidadão Cearense. Hoje você se torna definitivamente um novo cidadão cearense, um irmão nosso, que está aqui para nos acolher quando nós batermos na sua porta lá no Governo Federal”, salientou. 

“E, neste momento, eu não poderia esquecer aquele que, lá em 2011, aprovou esse título importante: o ex-deputado estadual Wellington Landim, que teve a iniciativa e que fez a proposição. Assim como quero louvar a iniciativa dos deputados Guilherme Landim, filho de Wellington Landim, e do deputado Stuart Castro, que foram os propositores desse reconhecimento. Portanto, meu caro ministro e novo cearense, seja muito bem-vindo a sua terra, a nossa terra, à Terra da Luz, o estado do Ceará”, completou.

O governador do Estado, Elmano de Freitas, destacou a atuação de Padilha na implantação do programa Mais Médicos no Brasil e no estado do Ceará. 

“Queria que vocês parassem para pensar em um cidadão que não fosse cearense, andasse pelo Ceará e, por acaso, passasse em um município nosso e salvasse 10, 15, 20, 30 vidas de nossos irmãos. A gente diz que esse cara foi um irmão nosso, pois é um sujeito que nos ajuda a salvar vidas. Pois bem, o ministro Padilha já foi ministro da Saúde e nos garantiu, nos rincões desse Estado, o programa chamado Mais Médicos. Colocou médicos em muitas comunidades que não tinham médicos. Eu quero lhe dizer, meu amigo, muito obrigado pelo Mais Médicos que você implantou no Brasil e no estado do Ceará”, agradeceu.

O deputado Stuart Castro disse que, para ele, é redundante falar da importância que Alexandre Padilha tem para os cearenses, como médico, professor e homem público. “O seu coração faz com que ele, junto com o presidente Lula, cuide de todos nós. Ele tem a habilidade para que o nosso orçamento federal seja executado da melhor maneira possível, com políticas públicas para beneficiar a saúde, a assistência social e o atendimento aos mais vulneráveis”, considerou. 

Já o deputado Guilherme Landim enalteceu a iniciativa de seu pai, Wellington Landim, de conceder o Título de Cidadão Cearense a Padilha. “É uma honra poder entregar esse título ao nosso ministro, e essa foi uma iniciativa que ocorreu ainda em 2011, do eterno e saudoso deputado Wellington Landim, que eu tenho a honra de poder lutar para defender o seu legado. Portanto, ministro, meu colega médico e nosso irmão cearense, fica aqui o nosso agradecimento em nome de todo o Ceará e do Poder Legislativo”, assinalou.

Ministro Alexandre Padilha agradece título de cidadania - Foto: Máximo Moura

O ministro Alexandre Padilha agradeceu a homenagem e destacou em particular o ex-deputado Wellington Landim pela honraria. “Quero agradecer em nome do presidente da Alece, Evandro Leitão, em nome dos deputados Stuart Castro e Guilherme Landim, a toda a Assembleia Legislativa por esse título, em especial ao meu colega médico, que não está mais aqui entre nós, Wellington Landim, que me concedeu esse título quando eu estava no Ministério da Saúde no Governo Dilma. Agradeço também a deferência da Alece de deslocar a cerimônia de entrega para este evento”, pontuou.

Alexandre Padilha avaliou ainda as ações do Governo Lula elevando o patamar econômico do País. “Nós vamos fazer, até o final deste ano, com que três coisas aconteçam ao mesmo tempo, que há sete anos não acontecia no Brasil, que é o País crescer economicamente a 3%, ter a inflação controlada e o desemprego menor do que 8%, chegando à menor taxa dos últimos anos, 7,6%. Ou seja, nós estamos construindo um ambiente muito positivo para o nosso País”, apontou.

O ministro destacou, por fim, o potencial do Ceará nesse novo cenário. “O Ceará é uma potência econômica, cultural e social. O Ceará bate todos os indicadores positivos da educação. O Ceará tem um potencial enorme nessas matrizes de energias renováveis. Vai ser, certamente, um dos maiores produtores de energia do País a partir das energias renováveis. O Ceará é uma potência no turismo, é uma potência na cultura e está virando uma potência futebolística cada vez mais forte. E a parceria do presidente Lula com o governador Elmano, não tenho dúvida nenhuma, vai ser a principal tática para a gente aproveitar ao máximo as potências do Ceará”, assinalou.

Também participaram da solenidade os deputados estaduais Sérgio Aguiar (PDT), Guilherme Sampaio (PT), Guilherme Bismarck (PDT), Gabriella Aguiar (PSD), Juliana Lucena (PT) e Missias Dias (PT), além da secretária executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela; da senadora Augusta Brito (PT-CE); dos deputados federais Eduardo Bismarck (PDT-CE) e Fernanda Pessoa (União-CE) e outras autoridades.

Edição: Clara Guimarães

Veja também