Notícias

Qual é o Tom destaca o trabalho do cantor Artur Araújo

Por Lindalva Montezuma/com Assessoria
08/12/2023 09:46 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Qual é o Tom do Ceará, programa da rádio FM Assembleia (96,7MHz) apresenta, no sábado (09/12), a partir das 12h, o trabalho do cantor, compositor e instrumentista cearense Artur Araújo, que reside em Minas Gerais há uma década. 

Formado em canto pela Bituca Universidade de Música Popular, o artista teve aulas com renomados músicos, como Cris Delanno, Ian Guest e Filó Machado. A versatilidade artística e habilidade musical o levaram a estabelecer parcerias com músicos de destaque, como Simone Guimarães e Murilo Antunes. 

Além disso, Artur Araújo já compartilhou o palco com lendas do cenário musical brasileiro, como Toninho Horta, Nelson Angelo, Marilton Borges, Robertinho Silva, Telo Borges, Túlio Mourão, Chico Amaral, Affonsinho Heliodoro, Pedro Morais, Beto Lopes e Júlia Ribas, entre outros.

Uma das mais ilustres participações foi no show de abertura do Movimento Musical Além das Montanhas, um projeto idealizado por Toninho Horta em homenagem aos 50 anos do Clube da Esquina. Sua experiência e talento também foram reconhecidos ao ser convidado para ser professor do curso de Laboratório Criativo no mesmo projeto, proporcionando aos alunos a oportunidade de aprender com sua expertise e inspiração.

Em 2022, Artur Araújo lançou seu tão aguardado álbum de estreia intitulado "Morada dos Ventos", que recebeu apoio da Lei Aldir Blanc. Com participações especiais de artistas, como Toninho Horta, Mariana Nunes e Bárbara Barcellos, o álbum conquistou o reconhecimento e aclamação da crítica especializada. Mauro Ferreira, na coluna no G1 (Pop e Arte), Haruki Tamboo, jornalista japonês em seu site Música Terra, e Aquiles Reis, integrante do MPB4, no Jornal do Brasil, foram alguns dos críticos que elogiaram o trabalho.

O trabalho de Artur Araújo foi sucesso ainda no Japão, onde a venda do disco foi impulsionada pela distribuidora DiskUnion. A repercussão foi tanta que o álbum foi destacado na edição de julho da revista japonesa "Music Magazine", que o resenhou e o listou em um artigo intitulado "New trends in Minas, Brazil in the 2020s" ("Novas Tendências em Minas, Brasil na década de 2020"). Ele também conquistou o reconhecimento público de grandes ícones da música brasileira, como Flora Purim, Carlos Dafé, Antônio Adolfo, Fátima Guedes, Tânia Maria, Alberto Rosenblit, Zezé Motta e Nonato Luiz. 

Produzido e apresentado pela jornalista Ian Gomes, Qual é o Tom do Ceará vai ao ar todos os sábados, a partir das 12h, na rádio FM Assembleia (96,7MHz). 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também