Notícias

Biografia apresenta trajetória do multiartista Dorival Caymmi

Por Gleydson Silva/com Assessoria
08/12/2023 10:35

Compartilhe esta notícia:

O programa Biografia, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), apresenta, nesta sexta-feira (08/12), a partir das 20h, a trajetória do cantor, compositor, violonista, poeta e pintor Dorival Caymmi. 

No mês de dezembro, o programa Conexão Assembleia é, apresentando Cinco Grandes Poetas da Música Popular Brasileira. Nesta semana, a trajetória artística de Dorival Caymmi, que tem forte influência da música negra, inspirado pelo mar e pelos costumes e as tradições do povo baiano.

A seleção do programa inclui “No Sertão”; “É Doce Morrer no Mar”; “Rosa Morena”; “Acalanto”; “Samba da Minha Terra”; “Modinha pra Gabriela”; “Canoeiro; Maracangalha”; “Dois de Fevereiro”; “O Que É Que A Baiana Tem?”; “Samba da Bahia”; “História de Pescadores”; “A Lenda do Abaeté”; “Vatapá”; e “Marina e Saudade de Itapoã”.

Nascido em 1914, em Salvador, na Bahia, Caymmi, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se apresentou na Rádio Tupi, cantando o samba “O que É que a Baiana Tem?”, interpretado mais tarde por Carmem Miranda, no filme Banana da Terra (1938).

O músico lançou 16 discos em 38 anos, incluindo projetos como regravações, homenagens e reuniões com os filhos. Pode parecer pouco para uma época em que era comum entrar em estúdio todos os anos, mas o suficiente para alguém que viveu a vida no seu próprio ritmo e sem preocupações com o mercado.

Com produção e apresentação de Sonja Andrade, Biografia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, pela rádio FM Assembleia. 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também