Epidemiologista fala sobre aumento do Covid-19 no Questão de Ordem
Por Wanessa Tavares/ com Assessoria19/12/2023 16:52
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe nesta terça-feira (19/12) a epidemiologista Lígia Kerr. A convidada vai falar sobre o aumento de casos do Novo Coronavírus (Covid-19) no Ceará e no Brasil, assim como a baixa adesão da população às vacinas do Covid-19 e das demais.
Lígia Kerr faz uma alerta sobre a importância da imunização e incentiva a população à tomar a vacina.
Após meses de registros em baixa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza voltou a identificar aumento generalizado de casos de Covid-19 na capital cearense. Todas as regionais de saúde apresentaram crescimento desde novembro, mas puxadas pelas áreas cinco e seis, como detalha o novo boletim epidemiológico divulgado na última quinta-feira (07/12).
Em resposta ao aumento de casos registrados na Capital, a prefeitura de Fortaleza promoveu nova campanha de imunização. Mutirão realizado no último sábado (09/12) foi o segundo na Capital no espaço de uma semana contra a Covid-19 . A imunização não se restringiu apenas à Covid-19: todas as vacinas disponíveis na rede pública de saúde estavam sendo ofertadas.
Isto porque, após conquistar em 2016 um certificado internacional por ter conseguido eliminar o sarampo, o Brasil viveu nos anos recentes uma derrocada no combate a essa doença, que pode ser fatal. Em 2018, o país voltou a ter casos confirmados dessa infecção viral e chegou a 2022 com surtos ativos no Amapá e em São Paulo.
Para especialistas entrevistadas pela BBC News Brasil, uma das explicações para essa preocupante reviravolta no combate ao sarampo é a baixa vacinação de adultos.
ENTREVISTADA
Lígia Kerr é graduada em Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto pela Universidade de São Paulo, mestre em Medicina Preventiva Pela USP, doutora em Medicina Preventiva pela USP, pós-doutorado em epidemiologia na University of California San Francisco.
Também atua como professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde exerce no Programa Especial de Participação de Professores Aposentados (PROPAP). Foi membro do Comitê de Eliminação da Hanseníase do Ministério da Saúde, do Comitê de Pesquisa do Programa Nacional de AIDS do Ministério da Saúde e da Comissão Nacional de AIDS do Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde.
Foi assessora do Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia, foi membro da Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) por três períodos de três anos cada e presidiu o 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia da Abrasco.
Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Colégio Tiradentes recebe homenagem na Alece pelos 75 anos de fundação
Autor: Ariadne Sousa
Alece promove inclusão com equipe qualificada de servidores
Autor: Paulo Veras, da Comunicação Interna