Biografia destaca a carreira do carioca Noel Rosa
Por Lincoln Vieira/Com Assessoria22/12/2023 08:15
Compartilhe esta notícia:

O Biografia, programa da rádio FM Assembleia (96,7MHz), prossegue, nesta sexta-feira (22/12), a partir das 20h, a série de programas especiais com “cinco grandes poetas” da Música Popular Brasileira (MPB). Desta vez, o destaque é o cantor, compositor, violonista e bandolinista carioca Noel Rosa.
Noel Medeiros Rosa nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro de 1910. Começou na música muito cedo, quando aprendeu a tocar bandolim. O artista passou a tocar violão na adolescência e, aos 15 anos, dominava o instrumento.
Ingressou a Faculdade Nacional de Medicina em 1930, mas abandonou o curso após dois anos, por causa da música e da boemia influenciado pelo conjunto Bando de Tangarás, formado por ele e os músicos Almirante, Braguinha, Alvinho, Henrique Brito e Henrique Domingos. O grupo gravou seu primeiro disco ainda em 1929, influenciado pela música sertaneja, tendo alcançado sucesso apresentando-se em rádios, cinemas e teatros.
O primeiro samba de sucesso do cantor em carreira solo foi a canção “Com Que Roupa?", de 1931. A partir de 1932, Noel Rosa trabalhou como contra- regra no programa de Ademar Casé na rádio Philips. Na emissora, ele também cantava, apesar de sua fraca voz, na mesma época de Francisco Alves e Vicente Celestino, considerados os vozeirões no momento.
Outro sucesso de Noel Rosa é o samba “O Orvalho Vem Caindo”, parceria com o cantor José Gelsomino, conhecido como Kid Pepe, e gravado por Almirante (1933).
Com produção e apresentação de Sonja Andrade, Biografia vai ao ar nas sextas-feiras, às 20h, pela rádio FM Assembleia.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade
Dia Nacional da Caatinga é tema do Questão de Ordem desta sexta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria