Notícias

Cabeceira entrevista organizador de livro que reúne textos inéditos do escritor José de Alencar

Por Narla Lopes
06/02/2024 08:30

Compartilhe esta notícia:

O programa Cabeceira, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe, nesta terça-feira (06/02), a partir das 19h, o professor Marcelo Peloggio, um dos organizadores da coletânea “José de Alencar: dispersos e inéditos”. O livro traz parte inédita da obra de um dos mais importantes nomes da literatura brasileira. 

A compilação reúne 61 textos extraídos de 13 cadernos do acervo do Museu Histórico Nacional, além de outras publicações em jornais, revistas e livros. O material é resultado de pesquisa de pós-doutorado realizada pelo professor Marcelo Peloggio (UFC), sob orientação de Marcus Soares (UERJ). Danielle Cristina Mendes e Washington Dener se integraram à equipe de organização do material posteriormente.

Os arquivos encontrados revelam a diversidade de interesses e atuações de José de Alencar, que escreveu sobre temas como direito, filosofia, romance e homeopatia. Segundo os colaboradores, a recuperação desse acervo é fundamental para compreender e estudar a riqueza e a abrangência da obra alencarina.

Marcelo Peloggio é pesquisador, doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professor associado de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC), com pós-doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atuou na organização de obras como a coletânea “José de Alencar: século XXI” (2015), “Dossiê José de Alencar” (2009) e de “Fator Alencar: ensaios” (2019). 

Cabeceira é produzido e apresentado por Rosanni Guerra, com a coordenação de Luciano Augusto, edição de Samuel Frota e imagens de Nilson Filho. A atração objetiva discutir e divulgar obras literárias, proporcionando ao público um espaço para conhecer novos autores e suas contribuições ao universo da literatura. Após a exibição na emissora, estará disponível também no YouTube da TV Assembleia.

 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também