Notícias

Alece celebra os 44 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores na segunda

Por Gleydson Silva
23/02/2024 09:43 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta segunda-feira (26/02), sessão solene para celebrar os 44 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). A solenidade acontece no Plenário 13 de Maio, a partir das 17h, e atende a solicitação dos deputados Evandro Leitão (PT), Juliana Lucena (PT), De Assis Diniz (PT), Larissa Gaspar (PT) e Missias Dias (PT). O PT foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com a deputada Juliana Lucena, desde sua concepção, a sigla se identifica com ideias que se opunham à ditadura militar e defende bandeiras como a participação política dos trabalhadores, a construção de um partido voltado às massas e a luta contra o sistema econômico e político vigente.

“Contribuíram para a criação do partido lideranças de diferentes setores da sociedade, como sindicalistas, intelectuais, artistas e religiosos da Igreja Católica ligados à Teologia da Libertação. Muitas delas haviam sido perseguidas pela ditadura militar, a exemplo de Luiz Inácio Lula da Silva, então líder sindical na região do ABC Paulista”, lembra.

O Partido dos Trabalhadores garantiu seu primeiro cargo no Poder Executivo em 1982, com a eleição de Gilson Menezes para a Prefeitura de Diadema, na grande São Paulo. Nos anos seguintes, conforme a deputada, “a militância do PT teve relevante participação no movimento Diretas Já, pelo retorno das eleições diretas para a Presidência”.

A parlamentar argumenta ainda que a realização da sessão solene ocorre pela importância de reconhecer e homenagear aqueles que construíram uma história de “lutas, de determinação e, acima de tudo, de respeito aos pilares da democracia e da busca por uma sociedade mais igualitária e justa”.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também