Notícias

Alece reconhece importância da Feaac para a sociedade cearense em sessão solene

Por Geimison Maia
23/02/2024 20:12 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na noite desta sexta-feira (23/02), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem aos 85 anos de fundação da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (Feaac) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Na avaliação do deputado Guilherme Sampaio (PT), autor do requerimento da solenidade, a Feaac, ao formar milhares de alunos ao longo dessas oito décadas e meia, gerou um grande impacto na vida social, econômica, empresarial, acadêmica e pública do Ceará. 

O parlamentar também externou a relação afetiva com a instituição, da qual foi aluno de Ciências Contábeis e cujo pai, Luiz Sampaio, foi professor. “Essa experiência foi um divisor de águas na minha vida acadêmica e na minha formação”, comentou. 

Guilherme Sampaio ainda comemorou a volta dos investimentos nas universidades públicas, o reajuste em bolsas acadêmicas e a criação do novo campus Iracema da UFC.  “Esta solenidade se dá também em um ambiente muito alvissareiro para o ensino superior do País e especialmente para a UFC, que respira finalmente ares democráticos”, afirmou. 

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro, parabenizou pela realização da homenagem e ressaltou a excelência acadêmica do corpo de profissionais que fazem parte da Feaac, que “beneficiam e entregam à sociedade profissionais para diversos setores”. Ela lembrou ainda que, antes de ser integrada à UFC em 1956, a faculdade era vinculada ao Governo do Estado. 

Reitor da UFC, Custódio Almeida / Foto: Marcos Moura

Para o reitor da UFC, Custódio Almeida, “quando a gente celebra a universidade, a gente está festejando a emancipação humana”. Ele ainda ressaltou que as comemorações dos 85 anos da Feaac também integram a celebração dos 70 anos de criação da Universidade Federal do Ceará (UFC). O reitor comentou que a “universidade é o lugar onde a gente conquista a maioridade intelectual (…) ao descobrir que a gente pode resolver os problemas racionalmente e enfrentar nossas dificuldades com ciência e tecnologia”. De acordo com ele, a formação em uma universidade deve ter uma visão de conjunto e de compreensão da sociedade a fim de superar as injustiças sociais.

O deputado federal e professor integrante de programas de pós-graduação da Feaac Mauro Filho (PDT/CE) enfatizou que a “educação tem o poder realmente de transformação. Você não consegue obter estágios de crescimento econômico mais significativos se não tiver aprofundamento do processo educacional”. Ele lamentou que a maior parte dos recursos públicos seja destinada ao pagamento de juros e rolagem da dívida pública, e não para áreas centrais como a educação. O parlamentar também criticou o modelo econômico atual centrado em metas de inflação, câmbio flutuante e superávit primário e avaliou que esse conjunto de medidas tem travado o crescimento econômico brasileiro. 

E o diretor da Feaac, Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano, salientou a gratidão de todos que fazem parte da Feaac com a homenagem prestada pela Alece em razão do Jubileu de Girassol. “É um reconhecimento que a sociedade cearense dá para a instituição que tanto contribui para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”, afirmou. 

Durante a sessão solene, foram homenageados com certificados a professora Maria Naiula Monteiro da Silva; a professora e ex-secretária da Administração, da Educação e da Saúde de Fortaleza Ana Maria Fontenele; o consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Luiz Ivan de Melo Castelar; a professora e pró-reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marilene Feitosa Soares; o professor Jair do Amaral Filho e o economista e ex-presidente do Conselho Federal de Economia Agamenon Tavares de Almeida.

Também receberam homenagens a economista Silvia Helena Pinto Medeiro Dias (in memoriam); o vice-coordenador do Mestrado Profissional em Administração e Controladoria da UFC, Augusto Cézar de Aquino Cabral; a vice-coordenadora Mestrado Profissional em Administração e Controladoria da UFC, Sandra Maria dos Santos; o professor Ari de Sá Cavalcante (in memoriam); a professora e ex-pró-reitora de Administração da UFC Denise Maria Moreira Chagas Corrêa; o secretário do Departamento de Contabilidade da UFC, Mauro José Saraiva Maria, e a secretária do Departamento de Administração da UFC, Ana Isabel Silva Bernardo. 

Estiveram ainda presentes na mesa da sessão solene o presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA), Francisco Eugênio Cristino; o vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará, José Wandemberg Rodrigues Almeida, e a professora do Curso de Economia da Feaac Jacqueline Franco, representando o corpo docente da instituição. 

Edição: Lusiana Freire 

Veja também