Questão de Ordem recebe pesquisadoras do Labomar
Por Wanessa Tavares/ com Assessoria08/03/2024 15:46 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), desta sexta-feira (08/03), dá continuidade à série de entrevistas especiais com mulheres de destaque, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Hoje as entrevistadas são a diretora do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Lidriana Pinheiro, e a professora do Labomar/UFC Tallita Tavares.
As convidadas vão falar sobre o evento “Marés de Mudanças: Mulheres nas Ciências do Mar e Ambientais”. Promovido pelo Labomar/UFC, de caráter científico, com apresentações de pesquisas e iniciativas desenvolvidas e/ou em desenvolvimento pensadas e implementadas por mulheres que atuam nas áreas de ciências do mar e ambientais, a iniciativa conta com diálogos enriquecedores e interativos, além de relatos de experiências pessoais.
A programação foi distribuída em sete temas diversificados, divididos em mesas-redondas, palestras e roda de conversa. Entre os temas: “Energia e Conservação: Desafios e Oportunidades”; “Gestão Pública na Economia Azul”;
“Inovação, Territórios, Monitoramento e Sustentabilidade na Pesca”; “Meio Ambiente: Usos, Gestão e Impactos” e “Poluição e Remediação”.
O evento, realizado nesta sexta-feira, no auditório do Labomar/UFC, contou com a presença de cientistas da UFC e de outras universidades do estado do Ceará e lideranças na gestão pública, com destaque para a presença da secretária Nacional de Registro e Monitoramento da Pesca do Ministério da Pesca e Aquicultura, Dra. Flávia Fredou; da vice-reitora Diana Azevedo e de membros titulares da Academia Cearense de Ciências.
ENTREVISTADAS
Lidriana Pinheiro é graduada e mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), doutora em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-doutora pela Universidade de Salento, na Itália. Atualmente, é professora e diretora do Labomar/UFC, bolsista de Produtividade em Pesquisa do (CNPQ) e membro titular da Academia Cearense de Ciências (ACECI). Atua na área de Oceanografia Geológica, com foco nos Processos e Impactos na Zona Costeira e Marinha.
Já Tallita Tavares é formada em Ciências Biológicas pela UFC, mestre e doutora em Ciências Marinhas Tropicais pelo Labomar/UFC, onde atua como bióloga, pesquisadora do Laboratório de Plâncton e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais. Também atua nas áreas de Ecologia Microbiana e Metogenômica Ambiental, como estratégia de monitoramento da saúde ecossistêmica.
Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece apresenta boas práticas de governança para comitiva da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia
Autor: Júlio Sonsol/Comunicação Interna
Identidade Cultural apresenta a trajetória do cantor e compositor Dudu Santos
Autor: Ariadne Sousa/com Assessoria