Lia de Freitas aborda o combate à fome no Conexão Assembleia
Por Giovanna Munhoz11/03/2024 09:30 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O Conexão Assembleia, programa multiplataforma da FM Assembleia (96,7MHz), conversou, nesta segunda-feira (11/03), com a primeira-dama do Estado, Lia de Freitas.
Durante entrevista à jornalista Kézya Diniz, ela explicou como foi idealizado o programa Ceará Sem Fome, que busca promover a segurança alimentar da população, por meio de políticas públicas e do engajamento da sociedade civil. “O Ceará Sem Fome é um programa do Estado construído pelo Estado. São mais de 40 entidades pactuando pelo Ceará. Sabemos que não tem como combater a fome sem os empresários, igrejas, prefeituras, sociedade civil, empresas e demais”, assinalou.
Mestre em Planejamento e Políticas Públicas, Lia de Freitas frisou que o programa é fruto de muito estudo e reuniões. “Reunimos órgãos, igrejas, prefeituras, academias, universidades e fomos começando a construir uma ação em prol de nutrir a população. Foi feito um levantamento das ações de combate à fome do Governo Federal, municípios e Estado. Junto com estudos do cenário pós-pandemia nasceu a Lei n.º 18.312, em 17 de fevereiro de 2023, criando a política pública estadual permanente Ceará Sem Fome”, disse. No programa, 43 mil famílias recebem o cartão Ceará Sem Fome, que pode ser usado em supermercados e nas mercearias locais, incrementando a economia.
A primeira-dama também destacou a importância das cozinhas solidárias. “Atualmente, 1.080 cozinhas atuam no Estado, em parceria com órgãos estaduais, municipais, nutricionistas e uma rede de pessoas que olham pelas boas práticas do alimento e da sua manipulação”, observou.
Segunda entrevistada da série especial sobre mulheres que se destacam no cenário político, social, cultural e empresarial, Lia de Freitas agradeceu à Assembleia Legislativa pela parceria com as cozinhas solidárias na compra de equipamentos e enfatizou a importância das ações que vêm para minimizar a fome no Ceará. “Para saber mais, é possível acessar o site cearasemfome.ce.gov.br. Lá tem o acesso aos endereços das cozinhas e o local para se cadastrar. Os interessados em ajudar podem entrar na aba de aderir ao pacto. Esse programa é de todos”, apontou.
Lia de Freitas é presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome e articuladora do programa permanente de combate à fome no Estado, que reúne o trabalho e os esforços de diversas instituições (públicas e privadas) e o engajamento da sociedade civil. Atuante em pautas com foco em assistência social, a primeira-dama é formada em Administração e Administração Pública, mestre em Planejamento e Políticas Públicas e acadêmica do curso de Medicina. Possui ainda carreira como servidora pública há 18 anos.
Com produção de Kássia Braga e apresentação da jornalista Kézya Diniz, o Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também pelo canal da emissora no YouTube às segundas-feiras, a partir das 8h, e site da Alece. A produção é veiculada ainda na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30, e fica disponível no podcast da emissora. Basta procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

CDHC apresenta resultado de pesquisa nos Caps de Fortaleza e cobra melhorias no atendimento
Autor: Juliana Melo
Sessão solene em comemoração ao Dia do Humorista destaca necessidade de apoio à categoria
Autor: Pedro Emmanuel Goes