Notícias

Documentário sobre Menina Benigna será exibido em festival internacional

Por Wanessa Tavares/ com Assessoria
15/04/2024 15:13 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

O documentário “Menina Benigna, a beata do Ceará", produzido pelo Núcleo de Documentários da TV Assembleia (canal 31.1), foi selecionado para ser exibido no Fire of God Film Festival, um evento internacional de cinema que acontece nesta quarta-feira (17/04), de forma on-line.

O festival celebra as melhores produções católicas realizadas ao redor do mundo e concede o troféu “Fogo de Deus” às produções que melhor representarem os dons do Espírito Santo na sétima arte. O festival acontece de forma on-line nesta quarta-feira (17/04).

Lançado em 2023, o documentário da TV Assembleia retratou a cerimônia de beatificação de Menina Benigna ocorrida em 24 de outubro de 2022 e a subsequente romaria, quando a imagem dela foi transportada em procissão do Crato para Santana do Cariri. Testemunhas, devotos, historiadores, líderes religiosos e políticos foram entrevistados para compor o filme.

Benigna Cardoso da Silva, que viveu apenas 13 anos, tornou-se conhecida devido à sua morte trágica em 1941, quando resistiu a uma tentativa de ataque sexual. Ela foi chamada de "heroína da castidade" pelo padre Cristiano Coelho após o incidente. A história de fé e devoção da jovem causou tanta repercussão e comoção que ela teve a beatificação autorizada pelo Vaticano em 2019.

A equipe responsável pelo documentário inclui Ângela Gurgel na direção-geral e coordenação; Janaína Gouveia e Ana Célia de Oliveira no roteiro; Daniel Cardoso na edição, Marcelo Alves e Salomão Costa na direção de fotografia, com sonorização por Ângela Gurgel e reportagem por Janaína Gouveia. A pesquisa de produção e direção de fotografia é de Marcelo Alves, e as imagens são de Salomão Costa.

Edição: Clara Guimarães



 

Veja também