Notícias

Questão de Ordem debate sobre a história da fundação de Fortaleza

Por Juliana Melo/com Assessoria
19/04/2024 14:45 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Historiador Adauto Leitão e jornalista Renato Abreu

O aniversário da capital cearense, comemorado oficialmente em 13 de abril, é motivo de divergência entre alguns pesquisadores. Para debater o tema, o programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe, nesta sexta-feira (19/04), às 19h30, o historiador Adauto Leitão. Ele vai falar sobre as teses de outras duas datas anteriores, apontadas como possíveis marcos da origem de Fortaleza. 

Embora seja celebrada em 13 de abril, em alusão ao dia em que o povoado foi elevado a vila, em 1726, há pesquisadores que defendem dias diferentes para a comemoração do aniversário da cidade. Uma dessas datas seria 25 de julho de 1604, referente à construção do Forte de Santiago, localizado às margens do rio Ceará; a outra seria 10 de abril de 1649, em alusão à construção do Forte Schoonenborch, na foz do riacho Pajeú.

O entrevistado vai falar sobre essa divergência e os personagens que participaram dessa história, entre eles os povos originários e os estrangeiros oriundos de Portugal, da Espanha e da Holanda. Para Adauto Leitão, o aniversário de Fortaleza é 25 de julho de 1604, data em que o Forte de Santiago foi erguido, e a Barra do Ceará seria o marco zero da cidade.

No final da entrevista, será exibido o videoclipe que a Alece produziu para festejar os 298 anos de Fortaleza.

ENTREVISTADO

O historiador Adauto Leitão cursou Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará. Apresentou e produziu os programas Polos Camiños de Galicia e Hoy España na Rádio Universitária FM (1991 a 2003). Foi coordenador do intercâmbio com a Universidade de Santiago de Compostela. No ano 2000, publicou pela Universidade Federal do Ceará “A Seara de Santiago no Brasil”, que resultou na tese que fundamentou a doação de um monumento para celebrar os 400 anos do Forte de Santiago, celebrado em 25 de julho de 2004. No mesmo ano, o historiador recebeu a Medalha Boticário Ferreira por contribuir com a memória histórica de Fortaleza

O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros. Vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.

O programa também é exibido no YouTube da TV Assembleia.

Edição: Clara Guimarães

Veja também