Notícias

Visitas Guiadas e Aulão do Alcance são atrações do Vem pra Alece

Por Ricardo Garcia
28/04/2024 13:41 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Aulão do Alcance Enem - Foto: Dário Gabriel

A visita guiada às dependências da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) é uma das atrações da 2ª edição do Vem pra Alece, realizada neste domingo (28/04), na Casa do Povo e imediações. A programação também contempla o aulão aberto ao público promovido pelo programa Alcance Enem. 

As atividades  envolvem a exposição permanente do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), que relata a história política da Ceará e do País, a partir da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1808, além da exposição temporária com a trajetória da Revista Plenário. Os visitantes também têm a oportunidade de visitar as dependências da Casa, como o Comitê de Imprensa, os espaços da rádio e da TV Assembleia, o Plenário 13 de Maio, o Complexo de Comissões Técnicas, entre outros locais da sede do Parlamento cearense.

Para o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, a Alece recebe mais uma vez a sociedade cearense no sentido de proporcionar o acesso a uma diversidade de serviços, dentre os quais as visitas guiadas, que possibilitam aos visitantes a oportunidade de experimentar um pouco da história do Parlamento cearense.

Coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes - Foto: Júnior Pio

“Temos exposições e visitas a locais como os veículos de comunicação da Casa e o Plenário 13 de Maio, ambiente físico em que acontecem as discussões e deliberações dos nossos deputados”, salienta o coordenador.

Ele ressalta que “o Vem pra Alece e a visita guiada vêm ao encontro do chamado parlamento aberto, que propicia todas as condições para permitir aos cidadãos que participem do processo de entendimento de como se dão as ações do Legislativo estadual”.

A agente administrativa Raimunda Helena, que participou da visita guiada, destaca a iniciativa da Alece. “É uma ação muito importante, que tem o objetivo de divulgar mais as ações da Assembleia Legislativa e dos deputados estaduais para a população”, avalia.

Para o estudante Arthur Spiazzi, que também visitou a Casa, ao abrir suas portas para receber a sociedade, a Alece promove a cidadania. “Acho uma atitude que deveria ser cada vez mais incentivada, principalmente abrangendo as escolas públicas, para que o conhecimento seja difundido. Eu, por exemplo, estudo na Escola de Ensino Médio (EEM) Adauto Bezerra e nem sabia que o nome desse prédio que sedia a Assembleia é o mesmo”, comenta.

De acordo com o jovem, a cidadania e o interesse pela vida política devem ser incentivados desde cedo, para que seja desenvolvido o senso crítico de cada um.

ALCANCE

No aulão aberto ao público promovido pelo programa Alcance Enem, os alunos acompanham aulas de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. Durante o evento, o  professor Orlando Gadelha, psicólogo formado na Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-graduado em Avaliação Psicológica no âmbito Educacional e servidor da Alece, ministra a palestra “Você sabe estudar?”.

Na sequência, a programação conta com as aulas "Meio ambiente e sustentabilidade", com o professor Artur Bruno; “Iluminismo”, com a professora Nanda Mota, e “Ondulatória: a Física da Música”, com o professor Douglas Gomes.

De acordo com a coordenadora-geral do programa Alcance, deputada Jô Farias (PT), o aulão do Alcance, que geralmente acontece aos sábados, ocorreu excepcionalmente neste domingo para integrar a diversificada programação do Vem pra Alece. “Estamos muito felizes em realizar mais esse evento inclusivo, na perspectiva de que a educação é para todos. Precisamos alcançar cada jovem que queira investir em seu conhecimento, para que a educação faça parte do projeto de vida de cada um”, destaca. 

O coordenador pedagógico do Alcance, Evaldo Lima, enfatiza que o projeto é um dos protagonistas desta edição do Vem pra Alece. “A principal responsabilidade do Alcance é ser parceiro da jornada dos jovens, principalmente os mais vulneráveis, da rede pública, rumo às universidades. Nesse sentido, temos aqui uma atividade múltipla e diversa, com palestra que apresenta técnicas de estudo e de aprendizagem, além de conteúdos que vão ampliar o repertório desses estudantes, visando às provas”, assinala Evaldo Lima.

Durante a manhã de atividades, o Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) homenageou 136 alunos de escolas cearenses premiados em Olimpíadas científicas e de conhecimento, que receberam certificados de honra ao mérito.

Para o presidente do Inesp, professor João Milton Cunha, “é motivo de muito orgulho reconhecer jovens com destaque na área da Matemática e que são prognósticos muito positivos para o futuro”.

O Vem pra Alece conta ainda com a divulgação de cursos e atividades da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).

Edição:Adriana Thomasi

Veja também