Notícias

Sustentabilidade é um dos destaques do Vem pra Alece

Por ALECE
28/04/2024 14:17 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

Uma série de atividades na temática ambiental fez parte da Tenda da Sustentabilidade na segunda edição do Vem pra Alece, iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), neste domingo (28/04). Sob o comando da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, vinculada ao Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, o espaço focou no despertar da consciência ambiental e ações da Casa.

A orientadora da célula, Conceição Machado, destaca a feira de produtos orgânicos, rodas de conversa, jogo educativo e outras iniciativas para os públicos de todas as idades. “Para o público infantil, temos o robô da sustentabilidade, feito com material reciclável, circulando pelas tendas. Houve também um jogo de perguntas sobre sustentabilidade e rodas de conversa”, explicou.

Conceição diz que, no dia a dia das atividades da Alece, a equipe da célula reforça como é importante que os servidores realizarem práticas sustentáveis. “É fundamental que a população também se some a essas ações para que possamos trabalhar juntos em prol de um mundo mais sustentável”, defende. 

O supervisor da célula, Yuri Passos, por sua vez, observa que a destinação dos resíduos sólidos é um dos focos da segunda edição do Vem para Alece. Pontos de coleta foram espalhados em locais estratégicos do evento, em parceria da Solar Coca-Cola e da Vede Ar.

Foto: Marcos Moura

No caso dos recicláveis, foi instalada uma tenda de triagem para o material recolhido, que vai, posteriormente, para uma associação de catadores. Yuri Passos acrescenta que a Assembleia Legislativa tem um acordo de cooperação com quatro associações de catadores e, a cada mês, por meio de sorteio, os produtos recicláveis produzidos dentro da Casa são destinados para essas associações. “É um trabalho social, ambiental e econômico”, argumentou. 

A Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), parceira da Alece no evento, realizou a distribuição de mudas de plantas. Uma exposição sobre sementes nativas da caatinga e a importância de manter a biodiversidade desse bioma exclusivamente brasileiro  também foi atração. 

Genário Azevedo, educador da Sema, destaca que a parceria entre a Alece e a secretaria é fundamental para estreitar os laços da população com a sustentabilidade. ''Temos ação constante de distribuição de mudas, e hoje, no Dia Nacional da Caatinga, trouxemos algumas espécies para recuperação dos biomas cearenses e mudas de jarro que a população tem preferência, como ipê amarelo, pitanga, coração magoado e capim santo'', afirmou. 

O espaço também contou com a venda de produtos orgânicos. A comercialização do artesanato sustentável ficou a cargo do Grupo Interesse Ambiental (GIA). Larissa Mesquita destacou que a ONG trabalha com educação ambiental e gestão de resíduos sólidos.

A Tenda da Sustentabilidade  possibilitou ainda uma imersão com realidade virtual com óculos 3D, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), apresentando  os serviços e quais as etapas essenciais antes de a água chegar a casa das pessoas. 

A iniciativa  da sustentabilidade contou com parceria da Secretaria do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Ceará (Sema); Feira Caroá; Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto; Solar Coca-Cola; Cagece; Sesc; Instituto Robótica Sustentável e artesãos do Artesanato Sustentável.

Da Redação/com Comunicação Interna

Veja também