Notícias

Assembleia Legislativa assina novo termo de cooperação com Adece

Por Luciana Meneses
02/05/2024 12:35 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Assinatura do novo acordo de cooperação com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) - Foto: José Leomar

O Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social, assinou, na manhã desta quinta-feira (02/05), novo acordo de cooperação com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

De acordo com a primeira-dama do Legislativo e líder do comitê, Cristiane Leitão, desde que foi instalado na Alece, ainda em 2022, o posto do Programa de Microcrédito Produtivo do Ceará (Ceará Credi) já beneficiou mais de mil empreendedores.

Primeira-dama do Legislativo, Cristiane Leitão, e a diretora de Economia Popular da Adece e coordenadora do programa Ceará Credi, Silvana Parente / Foto: José Leomar

“Estamos assinando, pela segunda vez, o termo de cooperação. Desde o início da gestão do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT), trabalhamos dentro do comitê a vertente do empreendedorismo, por meio da Sala do Empreendedor, recebendo todos aqueles, principalmente comunidades do entorno, para dar orientação sobre microempreendedorismo, abertura de empresas, o que gera renda para as pessoas", disse. Conforme a primeira-dama, essa parceria comemorada hoje vem mudando a vida de muita gente. "Capacitando esses microempreendedores e gerando renda, colaborando também com o combate à fome no nosso Estado”, salientou. 

A diretora de Economia Popular da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e coordenadora do programa Ceará Credi, Silvana Parente, ressaltou como a parceria com a Assembleia Legislativa possibilitou a expansão dos atendimentos. “Estamos aqui celebrando esses dois anos de parceria e renovando para seguir com nosso posto de atendimento aqui dentro da Assembleia, acolhendo demandas de microcrédito das comunidades do entorno já atendidas pelo comitê", assinalou. Ela observou que o Ceará Credi ampliou a participação do microcrédito de tal maneira "que já atende a todos os bairros ao redor". 

O coordenador da Sala do Empreendedor da Alece, Lucas Aquino, comemorou a assinatura do termo de cooperação. “Nós atendemos a esses microempreendedores individuais e a maior dificuldade deles é ter acesso ao crédito. E a Adece faz esse trabalho importante, possibilitando o acesso ao crédito e com juros compatíveis com a realidade daquele cidadão, enquanto nós entramos com toda essa formalização, capacitação, feiras, colaborando com a profissionalização e o crescimento daquela empresa”, explicou. 

CEARÁ CREDI

O Ceará Credi é um programa desenvolvido pela Adece, em parceria com o Instituto E-Dinheiro, para conceder crédito e capacitação para microempreendedores, contribuindo para a geração de emprego, renda e fortalecimento dos pequenos negócios em todo o Estado.

Na Assembleia Legislativa, a sala do Ceará Credi fica no 3º andar do anexo III.

 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também