Notícias

Livro "As Políticas Públicas de Educação Profissional" é lançado pelo Inesp

Por Luciana Meneses
06/05/2024 13:14 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Junior Pio

O livro “As Políticas Públicas de Educação Profissional – O Ceará como Referência Nacional”, de Felipe Lustosa Brígido e de Marinina Gruska Benevides, foi lançado na manhã desta segunda-feira (06/05), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Publicada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), a obra trata da luta pela democratização do acesso à educação profissional no Ceará e dos resultados positivos alcançados. 

Professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e autora do livro, Marinina Gruska Benevides adianta que o livro retrata todo o panorama das políticas públicas da educação profissional do Brasil, mas com foco no Ceará. “Mostramos os diversos modelos nacionais da educação profissional, mas o Ceará como destaque, e sua trajetória até se tornar referência para o país, sua estrutura, desafios e perspectivas”, apresentou. 

Autora do livro, Marinina Gruska Benevides / Foto: Junior Pio

Analista legislativo da Alece e autor do livro, Felipe Lustosa Brígido agradeceu ao Inesp a iniciativa da publicação. “Ter esse apoio para publicar um estudo de doutorado que foi transformado em tese por parte do Inesp é um grande reconhecimento. É uma forma de publicizar a discussão de uma temática tão relevante para a sociedade e o Ceará, que é pioneiro na educação profissional e obteve sucesso nessa política desde sua implementação, ainda no Governo Cid Gomes. Um projeto que não só teve continuidade, mas expansão, tornando-se política de estado e referência nacional”, comentou. 

Autor do livro, Felipe Lustosa Brígido Foto: Junior Pio: 

Para o diretor executivo do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha, faz parte do trabalho do Inesp apresentar para a sociedade cearense publicações com esse tipo de reflexão. “Mais uma vez, a Alece, pelo seu programa editorial, apresenta à sociedade cearense uma obra que analisa uma importante política de estado, englobando a educação básica, profissional e o mercado de trabalho, desde sua implementação. E a orientação do presidente, deputado Evandro Leitão (PT), é justamente abrir as portas da Alece e nos aproximar das escolas, universidades, dos estudantes, assim como em outras áreas, como saúde, cidadania, esportes”, frisou.

Estiveram presentes no evento a diretora acadêmica da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Lídia Andrade Lourinho; a professora Maria Alves de Melo, representando a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), dentre outros.

Edição. Adriana Thomasi

Veja também