Notícias

Assembleia abre inscrição para Seminário de Políticas Públicas e Parlamento Aberto

Por Vandecy Dourado/ com Comunicação Interna
06/05/2024 15:15 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) abre as inscrições para o Seminário de Políticas Públicas e Parlamento Aberto. De iniciativa da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Parlamento Aberto e Democracia (Neppad), o evento acontece no dia 23 de maio, das 8h às 17h, no auditório Murilo Aguiar, no anexo I da Alece. 

O seminário vai contar com a presença de renomados palestrantes reconhecidos em âmbito nacional, incluindo o coautor do livro “Gestão e Governança Pública para Resultados”, Daniel Luiz de Souza; o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Francisco César Pinto da Fonseca e o responsável pela gestão dos perfis das redes sociais do Senado Federal, Tadeu Sposito. 

As inscrições são limitadas e devem ser realizadas pelo link: https://tinyurl.com/bdeab63h. Nessa página, os interessados também podem acessar mais detalhes sobre o seminário, bem como conferir a programação completa do evento.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do Seminário será realizada às 9h e contará com a participação do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), além da presidente da Unipace, deputada Gabriella Aguiar (PSD), do vice-presidente da Escola Superior do Parlamento Cearense, deputado Renato Roseno (Psol), e da diretora acadêmica da instituição, Lídia Lourinho.

Durante o evento, serão abordados temas pertinentes ao parlamento aberto e políticas públicas no contexto do Ceará, proporcionando um espaço de debate sobre as questões políticas e sociais atuais. Durante o seminário, haverá o lançamento do e-book "Políticas Públicas, Parlamento e Democracia".

A palestra inaugural, com o tema "Governança e Parlamento Aberto", será ministrada por Daniel Luiz de Souza, especialista em Planejamento Estratégico para o Setor Público e auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), às 10h.

Seguindo a programação, às 11h, o primeiro painel, sobre "Democracia e Redução das Desigualdades", será conduzido por Bleine Queiroz Caúla, Estêvão Lima Arrais, Marcos Paulo Campos Cavalcanti de Mello e Socorro Letícia Fernandes Peixoto.

No período da tarde, a partir das 14h, está prevista a palestra "Estado, Sociedade e Políticas Públicas na Contemporaneidade", a ser ministrada pelo professor Francisco César Pinto da Fonseca, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de Ciência Política da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV EAESP).

Os participantes do encontro terão a oportunidade de assistir, às 15h, ao painel "Políticas Públicas e Gênero", com mediação de Emanuel Freitas e participação das convidadas Neiara de Morais Bezerra, Monalisa Soares e Érica Nayane Oliveira Praciano. 

Além disso, a palestra de encerramento abordará "O Impacto da Inteligência Artificial nas Eleições", com o coordenador do Núcleo de Mídias Sociais do Senado Federal, o analista legislativo de Comunicação Social Tadeu Sposito do Amaral, a partir das 16h.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (85) 3257-7871.

Edição: Lusiana Freire 

Veja também