Notícias

Alece recebe Selo A3P do MMA pelo trabalho de gestão ambiental em 2023

Por Pedro Emmanuel Goes/com Assessoria
15/05/2024 16:16 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

Gestão de resíduos durante a segunda edição do Vem Pra Alece - Foto Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) foi mais uma vez reconhecida por suas ações de sustentabilidade. Na última terça-feira (14/05), a Alece foi agraciada com o Selo A3P em reconhecimento às suas práticas sustentáveis implementadas ao longo do ano de 2023. Essa certificação é concedida aos órgãos públicos que reportam ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) as ações alinhadas com a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), abrangendo áreas como controle de consumo de água, energia, combustível, entre outros.

O Selo A3P é obtido mediante a demonstração dos resultados alcançados pela A3P, representando um reconhecimento pelo esforço das instituições públicas em apresentar o Relatório Anual de Implementação da A3P. As informações necessárias para o preenchimento desse relatório são fornecidas por meio do Sistema de Monitoramento Socioambiental (RESSOA), disponibilizado pelo MMA.

Para o engenheiro ambiental Yuri Passos, supervisor da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, esse reconhecimento é importante, pois demonstra o compromisso das instituições públicas com a gestão ambiental e a sustentabilidade. “Quando as instituições públicas lideram essas iniciativas, elas não apenas reduzem seu próprio impacto ambiental, mas também servem como exemplo para outras organizações e para a sociedade como um todo”, afirma.

Iniciativas sustentáveis também ajudam a promover uma cultura de responsabilidade ambiental e incentivam a adoção de práticas mais sustentáveis em outros setores da sociedade.

Yuri considera que as instituições públicas têm um papel crucial na formulação e implementação de políticas ambientais. “Ao adotarem práticas sustentáveis, elas contribuem para a construção de um futuro mais equilibrado e resiliente para as gerações presentes e futuras”, salienta.

Entre as iniciativas da Alece promovidas em 2023 e que se destacam como exemplos de boas práticas sustentáveis estão o fortalecimento das campanhas de educação ambiental nos setores da Casa, por meio de ações como a implementação de sensibilização porta a porta quanto ao tema, otimização da gestão de resíduos sólidos, início de parceria com instituições para doação de resíduos eletroeletrônicos, lançamento do Projeto de Educação Continuada e Orientada Ambiental e a participação da Alece na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28).

Essa não é a primeira vez que a Alece, por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do CRS, é reconhecida por suas práticas sustentáveis. A Casa já foi agraciada com o prêmio Lixo Zero, concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil; com o Selo TCE Ceará Sustentável, do Tribunal de Contas do Estado; o selo A3P do Sistema de Monitoramento Socioambiental (RESSOA), certificação que reconhece ações de sustentabilidade adotadas pelo Poder Legislativo concedida pelo Ministério do Meio Ambiente, entre outros. 

A Casa também já teve oportunidade de apresentar seu trabalho de gestão ambiental em grandes eventos, como a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), realizada em Dubai em novembro de 2023.

Edição: Clara Guimarães

Veja também