Notícias

Alece comemora Dia Internacional da Enfermagem e homenageia profissionais

Por Gleydson Silva
17/05/2024 12:55 | Atualizado há 11 meses

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem - Foto: Junior Pio

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou, na manhã desta sexta-feira (17/05), em sessão solene, o Dia Internacional da Enfermagem, celebrado mundialmente em 12 de maio, e destacou a histórica importância dos profissionais e as pautas trabalhistas da categoria. A solenidade atende a solicitação do deputado Queiroz Filho (PDT), com subscrição dos deputados De Assis Diniz (PT), Lucinildo Frota (PDT) e Leonardo Pinheiro (Progressistas).

O deputado Queiroz Filho destacou o empenho dos trabalhadores da enfermagem nas unidades de saúde do País e a importância dos profissionais no combate à pandemia. O presidente da Comissão de Juventude da Casa também enfatizou a necessidade de efetivação da jornada de trabalho de 30 horas e do piso salarial, principalmente no setor privado.

“Atualmente o cenário é de otimismo com o avanço da Proposta de Emenda Constitucional que vincula o piso da enfermagem a uma jornada máxima de 30 horas semanais. Uma carga horária adequada não apenas reconhece a importância do trabalho da enfermagem, mas também promove condições de trabalho mais seguras, reduzindo o esgotamento e aumentando a eficiência e o cuidado dos pacientes”, enfatizou o parlamentar.

Já o deputado De Assis Diniz enalteceu o trabalho que os profissionais da enfermagem realizam, mas chamou a atenção para as condições de trabalho que ainda carecem de assistência aos trabalhadores, redução de carga horária para 30 horas semanais e um piso salarial justo e compatível com a importância das atividades.

“Ao reconhecer, nesta manhã, valorizando, precisamos falar das lutas e das necessidades da categoria. Quero reafirmar essa luta do piso. O piso é quase como um muito obrigado. Na pandemia de covid-19, vocês que estavam na linha de frente, na luta. Fizeram coisas que só quem tem amor à vida pode fazer”, observou o parlamentar.

O deputado Lucinildo Frota, por sua vez, corroborou com a necessidade da luta pela ampliação dos direitos dos profissionais de enfermagem, como a efetivação do piso salarial. “É preciso dar esse reconhecimento para conseguirmos avançar na saúde, pois vocês são fundamentais para o bem-estar de toda a nossa sociedade”, disse. 

A conselheira 2ª secretária do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Isabelita de Luna, afirmou que, mais do que nunca, é importante reconhecer o trabalho de todos os profissionais que lutam diariamente pela enfermagem. Para ela, ser enfermeiro é, acima de tudo, um compromisso com o cuidado, com a ciência e com o bem-estar do outro. “Queremos, como conselho, expressar toda a admiração por cada colega que enfrenta desafios diários e supera obstáculos e faz a diferença na vida das pessoas, em todas as áreas de atuação. Somos a maior classe de profissionais da saúde no Brasil, mais de três milhões. Aqui no Ceará, mais de 100 mil profissionais”, afirmou. 

Conselheira da 2ª secretária do Coren, Isabelita de Luna / Foto: Junior Pio

A enfermeira Maria Odete Marçal Sampaio, orientadora da Célula de Enfermagem da Alece, parabenizou os homenageados, ressaltou a importância da profissão e destacou o trabalho dos profissionais que atuam na Casa. Segundo ela, a equipe é composta por 24 enfermeiras e nove técnicas de enfermagem que trabalham para garantir os serviços prestados para servidores e comunidade do entorno. “A enfermagem na Alece desenvolve um trabalho brilhante. Nós temos acolhimento adulto e infantil, sala de eletrocardiograma e ambulatórios de feridas, com enfermeiras que têm feito um trabalho gratificante, não só para nossos servidores e dependentes, mas também para a comunidade aqui vizinha que tanto precisa”, apontou.

Entre os dezenoves homenageados na sessão solene estão técnicos de enfermagem e enfermeiras do Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece (DSAS), a Célula de Enfermagem do DSAS, além de profissionais do Hospital de Messejana, da Maternidade Escola Assis Chateaubriand e outros. Além dos deputados Queiroz Filho, De Assis Diniz e Lucinildo Frota, compuseram a mesa da solenidade Maria Odete Marçal Sampaio, Isabelita de Luna e a vice-presidente da Academia Cearense de Enfermagem, Lucilâne Maria Sales da Silva. O evento contou ainda com a apresentação musical da enfermeira do DSAS e cantora Lidiane Távora.

Edição: Lusiana Freire

Veja também