Notícias

Um Lugar de Fala desta segunda-feira debate doenças crônicas

Por Pedro Emmanuel Goes/com Assessoria
14/06/2024 13:18 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

O programa Um Lugar de Fala, da TV Assembleia (canal 31.1), conversa, nesta segunda-feira (14/06), com especialistas sobre os diversos aspectos das doenças crônicas. A edição da semana destaca quais são essas doenças, causas, tratamentos e medidas paliativas com aquelas que não têm cura.

Para debater o tema, o programa recebe a administradora Márcia Garrido, que convive com a fibromialgia, síndrome clínica que se manifesta por dor no corpo todo; a consultora organizacional Isabela Edson, que fala sobre gestão de pessoas, conscientização e convivência com doenças no ambiente de trabalho; o Dr. Túlio Osterne, anestesiologista, especialista em Dor e idealizador do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Fibromialgia do Departamento de Saúde da Alece. (NAPFI).

As doenças com dores crônicas são condições que persistem além do tempo de cura do tecido danificado, em geral mais que três meses. Uma ampla variedade de condições está associada à dor crônica, incluindo câncer (e seu tratamento), fibromialgia, vírus da imunodeficiência humana, enxaqueca, entre outras. 

As doenças "invisíveis" afetam a vida dos seus portadores em diversos aspectos, sejam eles físicos, psíquicos, econômicos e sociais, além de impactar diretamente na vivência no mercado de trabalho. 

Um Lugar de Fala debate assuntos essenciais para a sociedade cearense. O programa tem produção de Isabela Gurgel e apresentação das jornalistas Janaina Gouveia e Luciana de Andrade. As imagens são dos cinegrafistas Salomão Costa e José Nilson. 

A atração é transmitida toda segunda-feira, às 9h20, após o jornal Primeiro Expediente, e posteriormente é disponibilizada no YouTube da TV Assembleia.

Da Redação

Veja também